Possíveis influências da obesidade em tarefas cognitivas e motoras de escolares numa perspectiva neuropsicopedagógica

Autores

  • D.C. Abreu
  • L. R. S. Willemen
  • V.S. Loureiro
  • F. B. Cardoso

Resumo

O presente estudo teve por objetivo comparar o funcionamento executivo e a competência motora de crianças com peso adequado, sobrepeso e obesidade. Participaram desse estudo 1237 crianças comidade compreendida entre 06 e 10 (±7,84) anos de idade, de ambos os sexos, estudantes da redepública municipal. Para a consecução do referido objetivo os participantes foram submetidos aosseguintes protocolos de avaliação : i) IMC; ii) teste Cabeça-Pé-Joelho-Ombro (CPJO), para avaliaçãodo funcionamento executivo; iii) Supine-to-Stand (STS) para avaliação da competência motora.Nossos resultados mostraram que crianças obesas apresentaram um desempenho inferior de 30%, emrelação as crianças com o peso dentro do esperado em relação ao funcionamento executivo (CPJO).Em relação a compet6encia motora (STS) as crianças obesas apresentaram um escore inferior de 25%em relação as demais crianças.

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Publicado

22-03-2022

Edição

Seção

Apresentação Oral - Ciências da Saúde: Enfermagem