TÉCNICAS DE PERCEPÇÃO EM JOGO FISICAMENTE INTERATIVO

  • Sânya Carvalho dos Santos
  • Luis Antonio Rivera Escriba
Palavras-chave: Visão Computacional, Captura de Movimento, Avatares

Resumo

Jogos fisicamente interativos são jogos por computador que são controlados por movimentos do corpo. O principal objetivo durante o desenvolvimento desse projeto é formalizar um esquema de interação de usuários humano com jogos iterativos através da câmera web, fazendo um mapeamento juntando os movimentos humanos do mundo real para dentro ambiente virtual. O objetivo é construir um sistema adequado para usuários usando técnica de visão computacional para gerar controle do movimento de um avatar. Para o inicio do projeto foram realizados estudos com literatura adequada para a interação do assunto tratado. A apresentação do conteúdo a ser estudado foi feita através de seminários, onde também foram feitas apresentações e discussões do que foi proposto no seminário anterior. Na etapa inicial do projeto foram feitas muitas pesquisas de jogos interativos por computador parafamiliarização e estudos. Para testes utilizou-se um computador e uma câmera web. Se explorou linguagens de programação Lua e, para a captura de movimento pela câmera web, a plataforma OpenCV.A partir das pesquisas realizadas determinamos qual linguagem de programação e quais ferramentas serão utilizadas para o desenvolvimento do jogo. A linguagem Lua possui fácil integração com C/C++, permitindo uma eficiente manipulação dos avatares a partir dos movimentos capturados. Os avatares foram gerados, como primitivas básicas, usando-se Flash e, para o desenvolvimento da visão computacional a biblioteca multiplataforma OpenCV porque possui módulos de Processamento de Imagens, Estrutura de Dados, GUI Básica com sistemas de janelas independentes, e algoritmos de Visão Computacional como: filtros de imagem, calibração de câmera, reconhecimento de objetos, análise estrutural e outros. Utilizando os algoritmos de Visão Computacional da biblioteca OpenCV é possível o desenvolvimento de captura da silhueta de objetos em movimento e sua analise em ambiente virtual. Essa ferramenta será usada para criar elementos de controle de animação para interagir com os elementos do jogo.