ABORDAGEM TEÓRICA DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO COM O AUXÍLIO DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES

  • Lucas Barbosa de Souza Martins
  • Cristine Nunes Ferreira
Palavras-chave: Física Moderna, eletrônica, ensino médio

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de introduzir os conceitos básicos da física moderna nas turmas de Ensino Médio motivando a teoria com o auxilio de circuitos contendo dispositivos eletrônicos que seguem bases quânticas como o uso de dispositivos semicondutores e suas aplicações envolvendo o efeito fotoelétrico. Tais assuntos são capazes de expandir e motivar o interesse dos alunos em assuntos físicos, bem como tornar fenômenos desta natureza mais compreensíveis e atraentes. A aplicação do ponto de vista teórico foi realizada com a apresentação de uma aula, para turmas do ensino médio e complementações construtivas do professor responsável com o intuito de reforçar o ensino do conteúdo. A aula, por sua vez, abordou toda a física moderna, se iniciando com o estudo do eletromagnetismo por Maxwell, luz como onda e prosseguindo com as idéias de Planck com o estudo da radiação de corpo negro que foiresponsável pela origem a mecânica Quântica. Posteriormente tratou-se do efeito fotoelétrico estudado por Einstein, o estudo dos modelos atômicos finalizando com o entendimento dos semicondutores. De maneira natural, foi possível, durante a aula, ensinar o conteúdo de forma rápida e eficiente, utilizando conhecimentos teóricosbaseados em exemplos cotidianos e fatos verificados experimentalmente, onde foi mantida uma interação dinâmica entre todas as partes envolvidas, onde o roteiroprogrmado foi executado de maneira correta, com intervenções construtivas do professor participante, no intuito de aprofundar e exemplificar o estudo. Pôde-severificar que os alunos se motivaram a aprender e entender tais conceitos, que puderam ser verificados experimentalmente posteriormente, através de um experimento paralelo confeccionado e realizado por outro integrante do projeto. De maneira geral pôde-se constatar a validade da iniciativa, por onde se constatou a motivação e interesse dos alunos pelos conteúdos discutidos, devido à interação e dinamismo com que foram ensinados os conhecimentos, onde foi possível aperfeiçoar as noções dos alunos a respeito da física moderna. A montagem do experimento foi de suma importância para trazer ao aluno a visualização pratica e interatividade com o experimento, fazendo com que conceitos abstratos possam ser entendidos de forma prática.