ADEQUAÇÃO DE TEMAS DA PESQUISA CIENTÍFICA PARA A INSERÇÃO DA RELATIVIDADE GERAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Laís da Silva Bicudo
  • Cristine Nunes Ferreira
Palavras-chave: Ensino de Física, Pesquisa Científica, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo adequar temas de pesquisa científica a fim de utilizálos como ferramenta para motivar e contextualizar os conteúdos de Física no curso de formação de professores. Desta forma, possibilitar a elaboração de aulas mais criativas para seus alunos, trazendo assim vários benefícios para o Ensino da Física. O tópico escolhido foi o estudo da formação de estrelas possibilitando a introdução de conceitos básicos de termodinâmica e gravitação, propiciando também a abordagem de tópicos relacionados à pesquisa atual como a Relatividade Geral e Física de Partículas. Para dar início ao trabalho foram realizadas várias pesquisas abordando o tema de formação de estrelas e a adequação destas a matriz curricular do curso de Ciências da Natureza do IFF, os resultados analisados neste trabalho são referentes à disciplina de Física do segundo período do curso. Foi utilizada a Teoria da Aprendizagem de Ausubel (2003) com o intuito de detectar os conhecimentos prévios dos alunos, para isso foi aplicado um questionário inicial. Foi apresentado um seminário usando tecnologias educacionais com interatividade dando a oportunidade ao aluno de construir seu próprio conhecimento. De acordo com os dados obtidos nos questionários e a interatividade dos alunos durante a aula pode-se perceber a enorme dificuldade não só com relação aos assuntos ligados a pesquisa científica como também com relação a uma serie de conceitos básicos de gravitação e mecânica. Verificou-se com a aula que a interatividade auxiliou na compreensão de determinados conceitos básicos, propiciando a construção de ferramentas cognitivas para o entendimento de assuntos mais complexos como a Relatividade Geral. Através desses resultados foi possível observar a importância da pesquisa científica no curso de Ciências da Natureza no IFF. Alem disso, a atitude dos alunos perante o ensino Física se mostrou bastante favorável. Podesenotar que a pesquisa científica seria uma das maneiras de fornecer artifícios necessários para melhorar a formação de professores, trazendo vários benefícios para o Ensino da Física, tais como: o aumento do interesse, e com isso o aumento do entendimento dos conceitos da Física; a alfabetização científica e a criação de futuros profissionais mais criativos e capazes.