CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

  • Sheila Gomes Rangel
  • Soraya Castro de Lima
  • Edalma Ferreira Paes
Palavras-chave: Identidade, Formação, Prática pedagógica

Resumo

A discussão sobre Identidade Docente tem demonstrado interesse crescente por parte de educadores, buscando compreender os elementos históricos e sociais, saberes econhecimentos com que o professor constrói sua identidade. Esta pesquisa buscou investigar e analisar a construção da identidade de docentes que atuam em comunidades remanescentes de quilombos, considerando as exigências legais sobre o reconhecimento da matriz africana na formação do povo brasileiro. A metodologia adotada foi a de levantamento através de questionários, contendo questões fechadas e abertas, aplicados nas escolas localizadas em comunidades remanescentes de quilombos dos municípios de Campos dos Goytacazes (Conceição do Imbé, Aleluia Cambucá, Batatal) e Quissamã (Machadinha). Paralelamente foram entrevistados representantes das Secretarias de Educação dos respectivos municípios. Foram computados quinze questionários e seis entrevistas não estruturadas. Os dados evidenciaram que os respondentes desconhecema história local, a lei 10.639/03, as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais. A maioria dos respondentes concluiu seu curso de formação após 2005.O material didático utilizado não estabelece relação com a questão da africanidade. A interação deles com a comunidade se restringe a questões escolares. Contraditoriamente todos os respondentes consideram importante resgatar a contribuição do negro na formação do povo brasileiro. Afirmaram estar realizados com a profissão e em trabalhar nestas comunidades. Os referidos municípios não propõem ações sistemáticas para o cumprimento das exigências legais. As contradições entre a afirmação de realização profissional, reconhecimento da desvalorização docente, o reconhecimento da relevância social da profissão e o não incentivo da profissão docente para os filhos mostra uma crise de identidade, isto é um composto de várias identidades.

Biografia do Autor

Edalma Ferreira Paes
orientadora