DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE PARA ESTUDO DE NÚMEROS COMPLEXOS

Autores

  • Débora Maciel da Costa
  • Gilmara Teixeira Barcelos
  • Silvia Cristina Freitas Batista

Palavras-chave:

Números Complexos, Applets, Aprendizagem Matemática

Resumo

No processo de ensino e aprendizagem de Matemática, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem possibilitar espaços propícios para a realização de atividades de investigação, nas quais o professor promove questionamentos e reflexões, incentiva a socialização de idéias e a análise crítica dos resultados encontrados. Aspossibilidades que as TIC representam em termos de recursos didáticos e a importância do estudo do tema matemático “Números Complexos”, que está presente nos grandes ramos da Matemática como Álgebra, Topologia, Análise, entre outros, e em aplicações como dinâmica dos fluidos e eletromagnetismo, motivaram o trabalho aqui descrito. O objetivo deste é desenvolver uma Unidade de Aprendizagem online para o estudo de Números Complexos, no Ensino Médio. A unidade é composta de páginas HTML e disponibiliza applets, que visam a facilitar a compreensão do tema em questão, e uma apostila de atividades pedagógicas para utilização dos mesmos. O desenvolvido da unidade foi dividido em três etapas: concepção do projeto, planificação e implementação. Na concepção do projeto foram definidos os objetivos da unidade, o público-alvo (alunos do Ensino Médio) e os pressupostos teóricos que o embasariam (concepção construtivista/interacionista). Na planificação, definiu-se a estrutura da unidade e que esta seria desenvolvida em HTML, contendo applets. Na fase de implementação definiram-se, inicialmente, os softwares a serem utilizados (NVU, no desenvolvimento das páginas HTML; GeoGebra na elaboração dos applets). Esta fase encontra-se, ainda, em desenvolvimento, no entanto, 13 applets já foram elaborados visando a favorecer o estudo de números complexos, por meio de recursos interativos, assim como, a apostila de atividades investigativas (a serem realizadas com auxílio dos applets). Estes recursos serão validados em um teste com professores e licenciandos em Matemática, antes de serem disponibilizados na Internet. Ressalta-se que no desenvolvimento destes recursos foi necessário ir além de um estudo tradicional do referido tema matemático, pois o trabalho realizado associa números complexos com geometria analítica. Além disso, foi preciso associar os recursos do GeoGebra aos objetivos pretendidos, o que exigiu ter tais objetivos bem claros e conhecer, profundamente, as ferramentas do referido software.