PERSONAGEM DE MARCA VINCULADO AO UNIVERSO CORPORATIVO

  • Alex dos Santos Nunes
  • Luiz Cláudio Gonçalves Gomes
Palavras-chave: Personagens, marcas, consumidores

Resumo

O projeto objetiva o estudo dos personagens gráficos no universo corporativo, ou seja, entre as empresas que fazem uso desse recurso para estabelecer confiança e vivificar a personalidade e as declarações das suas marcas. Outro objeto de estudo são as próprias marcas, presentes em nosso cotidiano desde o século XIX e que, a partir de então, tornaram-se cada vez mais evidentes devido ao crescimento do capitalismo e do consumismo. Na mente do consumidor, as marcas são entendidas como dispositivos que simplificam a tomada de decisão e diminuem os esforços na busca do produto. O bolsista realizou a pesquisa pela Internet utilizando o Portal .periodicos. CAPES, que disponibiliza informação científica por meio de artigos já publicados em diversos periódicos e publicações. O objetivo era encontrar textos que ampliassem a percepção em relação ao universo dos personagens e das marcas. Como grande parte das publicações é em inglês, procurou-se digitar, na caixa destinada ao tema da busca,palavras nessa língua: marketing, advertising (propaganda), consumer (consumidor), character (personagem), communication (comunicação), branding (gerenciamento de marca). Os artigos relevantes para o projeto eram traduzidos com o auxílio de dicionários eletrônicos e convencionais. As informações se tornaram valiosas fontes de consulta quando da preparação de artigos. O material já disponível no núcleo de pesquisa ARTDECO e a tradução de artigos foram de muita utilidade para a integração no universo dos personagens e das marcas. Os personagens encontram seu lugar no imaginário popular por meio de narrativas com as quais os consumidores se ocupam e propagam entre si. Os traços de personalidade e as emoções que despertam são ingredientes importantes na relação que os consumidores mantêm com eles. Além disso, os traços de um personagem e as emoções que ele ilustra devem estar de acordo com a imagem e o posicionamento desejado pela marca, de modo a não haver erros de interpretação. Os administradores das marcas devem se manter atualizados quanto à variedade de associações que os consumidores formam e como essas associações influenciam a percepção de sua marca. De modo geral, as marcas asseguram que os produtos possuem uma determinada qualidade e confiança, e que seus produtores estarão por perto caso alguma coisa dê errado.