SIMULAÇÕES NUMÉRICAS E ANIMAÇÕES EM EXCEL PARA OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DESCRITOS PELA CINEMÁTICA

  • Ully Hashimoto Mayerhofer
  • Luiz Carvalho Braga
Palavras-chave: Cinemática, Planilha Excel, Simulação

Resumo

Os alunos que iniciam o ensino médio demonstram dificuldades no entendimento dos movimentos típicos da cinemática. A insegurança com a disciplina física, deve serquebrada com experimentos ou simulações computacionais, que facilitem a visualização e a compreensão dos movimentos. A proposta desse projeto é a produção de planilhas ou programas que simulem movimentos estudados pela cinemática, para que possam ser utilizados como instrumentos pedagógicos. Houve inicialmente um período de estudos dos recursos da planilha Excel e de técnicas de simulação de movimento. Passaram a ser analisadas as bases teóricas de cada movimento trabalhado, envolvendo professores e alunos, tentando identificar questões, conceitos e temas relativos aos movimentos que se mostrem de maior complexidade para o aluno e aquelas em que os professores tenhamdificuldade em transmitir. Simultaneamente ao levantamento, foram desenvolvidas planilhas para cada movimento e as respectivas sugestões de roteiro de uso das mesmas, abordando os principais conceitos e as maiores dificuldades identificadas entre alunos e professores. O projeto tinha como principal objetivo o desenvolvimento de simuladores e roteiros de experiências para cada movimento trabalhado. Os simuladores foramdesenvolvidos com sucesso. Mas, além disso, permitiu a familiarização com a planilha Excel, seus recursos e a linguagem de programação Visual Basic. Houve também oexercício do pensamento lógico e de conceitos básicos de estatística. Os simuladores facilitam a compreensão de conceitos como velocidade média e instantânea, além demelhorar a visualização das conseqüências da variação de dados iniciais em cada um dos casos estudados. Com isso, pode-se afirmar que o projeto foi concluído com êxito.