PROTÓTIPO DE MOTOR LINEAR SÍNCRONO

Autores

  • Paloma Gomes dos Santos
  • P. A. Flôr
  • M. A. Cruz Moreira
  • P. A. Lebouef
  • J. A. M. Santos

Palavras-chave:

Enrolamentos, máquinas elétricas, circuitos magnéticos

Resumo

A tração elétrica por meio de motores lineares é a mais adequada para veículos do tipo MAGLEV, considerando-se que nestes casos não existe o contato mecânico roda-trilho. Com o propósito de testar diferentes mancais de levitação, as premissas necessárias para o projeto destes motores foram levantadas e um modelo resultante da planificação de motor de indução trifásico convencional (rotativo) foi construído e analisado, apresentando-se neste trabalho os resultados.Escolheu-se projetar e construir motor linear síncrono plano, com enrolamentos trifásicos distribuídos ao longo do trilho ? funcionando como estator ? e ímas permanentes no carro, servindo como circuito de campo da máquina. Esta opção baseou-se na maior facilidade de previsão de comportamento da máquina síncrona em relação à máquina de indução, nesta configuração planificada. Também optou-se pela construção do enrolamento energizado ao longo do trilho, deixando a parte que não requer contato elétrico no elemento móvel, de forma a se obter construção mais simples. A primeira providência foi a planificação do enrolamento trifásico de um motor rotativo de corrente alternada.Foi construído 1 m de trilho, a partir da planificação de um motor de indução rotativo com as seguintes características: carcaça em aço SAE 1020, velocidade: 1740 rpm, frequência: 60 Hz, tensão: 440 V, classe de isolação: F, 12 terminais, enrolamento com 2 mm de ranhuras, e 12 mm entre ranhuras, 20 espiras de fio único.A construção de forma plana do enrolamento de estator apresentado anteriormente serve como plataforma de testes de acionamento da máquina linear.