OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SUA UTILIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO

Autores

  • Rebeca Campos Motta
  • Helvio Jeronimo Júnior
  • Henrique Rego Monteiro Da Hora
  • Natanael de Araújo Silva
  • Ricardo dos Santos Barcelos

Palavras-chave:

Algoritimo, ensino, aplicativo

Resumo

Segundo Rodrigues (2002), a disciplina de algoritmos é considerada a base para o ensino de programação, e tem um dos maiores índices de reprovação estimada entre 40% e 50%. Por isso há a proposta do desenvolvimento de OA\'s a serem utilizados em um jogo educativo para o ensino de algoritmos. Uma vez que o uso de OA’s, em especial, tem sido trabalhado de forma crescente e diversificada, devido a propostas que surgem com o objetivo de contribuir para o ensino e a aprendizagem.A produção dos OA’s baseou-se em três etapas distintas: Projeto, Desenvolvimento e Distribuição. Na etapa de Projeto foi definido de forma detalhada a estrutura dos OA\'s a serem desenvolvidos, envolvendo definição de mídias e conteúdos a serem trabalhados. Já na etapa de Desenvolvimento alguns objetos do tipo hipertexto e imagens foram produzidos seguindo os requisitos que foram definidos na etapa de Projeto, estando estes prontos para serem compor a estrutura do jogo educacional para o ensino de algoritmos. E por fim, a etapa de Distribuição ainda encontra-se em desenvolvimento, onde o objetivo desta contempla a disponibilização dos OA´s em um repositório, observando o padrão SCORM.A produção foi desenvolvida em três fases. Em Projeto, foi estabelecido e definido as mídias e conteúdos, junto ao designer, junto ao coordenador do projeto foi definido o plano pedagógico, foi estabelecido como referência de metodologia de ensino a algoritmos o livro Lógica de Programação: a Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados, Forbellone, 3ª edição. Na etapa de Desenvolvimento, com base no plano pedagógico, os OA\'s foram desenvolvidos, através de programação de elementos técnicos e elaboração dos elementos gráficos. A etapa de Distribuição está em desenvolvimento, pois os OA\'s encontra-se em construção.Os OA\'s contribuem com a produção de objetos auxiliando na construção de um aplicativo educacional, que tem a finalidade de auxiliar no ensino de algoritmo. Este trabalho evidencia que os objetos de aprendizagem são instrumentos relevantes para promover um aprendizado mais significativo.

Biografia do Autor

Henrique Rego Monteiro Da Hora

Publicado

25-07-2011