MAPEAMENTO SOBRE A FORMAÇAO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTE DE ESCOLAS ESATADUAIS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Autores

  • Paolla dos Santos Souza
  • - Vygotisky
  • - Ostrower

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Formação continuada, Imaginação, Criatividade

Resumo

Os objetivos propostos para o projeto é ampliar as nossas reflexões sobre o 6º ao 9º ano de escolaridade, investigando como vem se realizando a prática pedagógica no ensino de Arte, a formação continuada dos professores que atuam na disciplina Arte e como os alunos têm se apropriado dos conhecimentos em Arte para ampliar a sua criatividade e imaginação. Para isto serão investigadas vinte escolas de Campos dos Goytacazes. Tais questões podem contribuir para os questionamentos sobre os limites e aPretende-se utilizar uma metodologia qualitativa, na qual, nas vintes escolas investigadas aplicarei questionários, juntamente com o uso da observação participativa durante as aulas de Arte e nas reuniões pedagógicas. A entrevista semi-estrturada com os professores também servirá de apoio.Pretende-se nesse projeto discutir até que ponto os professores da disciplina Arte fazem uso de uma prática pedagógica coerente com os atuais suportes teóricos da área, destacando como vêm ensinando Arte e como os alunos vêm aproveitando os conhecimentos na área no sentido de ampliarem a sua capacidade criativa e imaginadora. Espera-se, portanto, uma análise real sobre o ensino de Arte e os seus desafios frente às necessidades e desafios atuais de formação adequada de professores e de educandos.Pretende-se concluir se os professores estão realmente capacitados para o Ensino de Arte. Com quais objetivos se formam professores de Arte? E a importância da arte na formação escolar para estes alunos do 6º ao 9º ano, através do diálogo com os documentos oficiais e com os autores que tratam do ass 

Biografia do Autor

- Vygotisky