PLANETÁRIO MÓVEL DIGITAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Jônatas Ornelas Duarte
  • Marcelo de Oliveira Souza

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Novas Tecnologias

Resumo

O uso das novas tecnologias para o ensino de Física e Astronomia tem sido a estratégia utilizada no desenvolvimento e aplicação deste projeto. Tendo em vista a defasagem dos instrumentos de projeção usualmente utilizados nos planetários móveis brasileiros, nossa proposta foi criar um projetor digital 3D portátil que permitisse a realização apresentações de temática astronômica dentro de uma cúpula inflável com nível de qualidade comparável aos planetários digitais importados.Adquirimos um projetor digital de alta resolução gráfica (XGA), luminosidade (2500 lumens) que utilizava a tecnologia de projeção DLP, DDR 0.7\" da Texas Instruments. Também obtivemos uma lente específica que permitiria realizar as modificações necessárias no projetor a fim de obter o resultado desejado. Esta era uma lente chamada Fisheye (Olho de Peixe). A mesma é utilizada em fotografia e meteorologia e permite captar uma imagem com um ângulo de abertura de 180º. Construímos então uma estrutura apropriada que permitisse a conexão entre o projetor e a lente. Por último também adquirimos uma cúpula inflável que foi fabricada por uma empresa especializada na construção de aparatos infláveisPara que obtivéssemos os resultados pretendidos com o projetor digital, fizemos algumas modificações no mesmo, tendo em vista obter a focalização correta da imagem a ser projetada dentro do domo. Atualmente construímos uma nova estrutura de conexão entre o projetor e a lente que permite uma melhor precisão na projeção. A cúpula utilizada foi fabricada em território nacional, iniciativa esta, que fez com que obtivéssemos um custo final reduzido do projeto. Temos utilizado com frequência o planetário desenvolvido, em várias ocasiões, em todas estas temos obtido resultados satisfatórios no que tange ao nosso objetivo. A utilização do mesmo é extremamente versátil, inovadora e eficiente.Atualmente nosso sistema apresenta perfeita funcionalidade e os objetivos desejados têm sido alcançados. O custo final do mesmo foi de aproximadamente R$ 15.000, bem inferior ao custo de importação de um dispositivo semelhante. Os resultados educacionais também têm sido grandemente expressivos.