O IMPACTO DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS DOCENTES EM FORMAÇÃO

Autores

  • Soraya Castro de Lima
  • E. F. Paes

Palavras-chave:

Prática profissional, formação professores, identidade profissional docente

Resumo

O estágio curricular supervisionado, nos cursos de formação de professores, trata-se deuma atividade indispensável devido sua contribuição na edificação da identidade profissional dosdocentes em formação. Isso se deve às aprendizagens, vivências, desenvolvimento de competênciase habilidades que esta prática profissional proporciona, aos então estagiários, junto ao seu futuroambiente de trabalho – a escola. Neste sentido, entendendo o estágio para além do caráter tecnicista,o presente trabalho traz abordagens e análises de quais concepções de prática docente o exercíciodesta atividade tem originado; que saberes têm proporcionado; que valores têm consolidado e/oudesenvolvido e principalmente que significado profissional tem permitido aos futuros docentes,desenvolver; ou seja, qual identidade profissional docente tem possibilitado aos docentes emformação. Por conseguinte, ao fazermos tal ponderação, colocamos o próprio exercício do estágioem debate, a fim de averiguarmos seu verdadeiro papel e eficácia. Espera-se com isso, subsidiar oscursos de licenciatura do Município de Campos dos Goytacazes quanto à prática do estágio e adisciplina de Prática Pedagógica.

Biografia do Autor

  • Soraya Castro de Lima
    IFF/Núcleo de Estudos Avançados em Educação
  • E. F. Paes
    IFF/ Núcleo de Estudos Avançados em Educação

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