EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Autores

  • Renata Barbosa Gonçalves
  • C. C.S. Oliveira
  • G. B. Ferraz
  • B. B. Vasconcellos
  • S. B. Santos

Palavras-chave:

Ciências, Deficiência visual, Inclusão, Matemática, Professor

Resumo

Nos últimos dez anos houve um aumento crescente das matrículas de alunos comnecessidades educacionais especiais no Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaFluminense (IFF), em todos os níveis de ensino. Este trabalho relata as atividades desenvolvidas naPesquisa em Educação Inclusiva com Ênfase em Ciências da Natureza e Matemática: Elaboraçãode Material Didático Especializado e Formação Continuada de Professores, relacionadas acapacitação de professores para o atendimento a alunos com deficiência visual, incluídos no ensinomédio regular. O objetivo foi proporcionar a divulgação de procedimentos que possam beneficiar aprática docente, no processo de ensino-aprendizagem destes alunos, em sala de aula. Foramconfeccionados materiais didáticos especializados para deficiência visual, de conteúdos das áreas deCiências da Natureza e Matemática, do Ensino Médio. Elaborou-se um informativo com osmateriais especializados disponíveis na Instituição que foi entregue aos professores em umminicurso. No minicurso foram abordadas as metodologias desenvolvidas na pesquisa e o trabalhode apoio realizado pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais(NAPNEE) do IFF campus Campos-Centro.

Biografia do Autor

Renata Barbosa Gonçalves

IFF/Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE)

C. C.S. Oliveira

IFF/Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE)

G. B. Ferraz

IFF/Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE)

B. B. Vasconcellos

IFF/Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE)

S. B. Santos

IFF/Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE)

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