JORNAL UNIVERSITÁRIO UENF ON-LINE

  • Leandro de Souza Florêncio
  • Marcelo Carlos Gantos
Palavras-chave: Comunicação, Mídia Eletrônica, Divulgação Científica

Resumo

O Jornal UENF On-Line oferece acesso a conteúdos de informação cientifica, tecnológica e acadêmica via INTERNET, divulgando e popularizando o conhecimento almejando uma sociedade mais informada, consciente e responsável. Se objetiva, registrar e arquivar experiências científico-culturais da região norte fluminense enfatizando o mundo da ciência, da tecnologia e da cultura, evidenciando pesquisas, atividades de extensão, de ensino, artísticas e culturais elaboradas e/ou promovidas pela UENF. Escolheu-se a modalidade de REPORTAGEM DOCUMENTÁRIA AUDIOVISUAL caracterizada por sua diversidade temática e sua flexibilidade formal e adequação aos objetivos do projeto. É um gênero versátil, pois pode incorporar múltiplos procedimentos e recursos técnicos absorvendo outros gêneros jornalísticos informativos como notícias, crônicas, entrevistas e de opinião tais como colunas e comentários ou assimilar gêneros literários. A reportagem aborda uma realidade cada vez mais completa, de maneira que o receptor atual, com diferentes necessidades e exigências, não só tenha a possibilidade de estar informado como também de conhecer as causas e interpretações do acontecimento. Vigente deste 2003 mantendo uma seqüência regular e diversificada de publicações o JUOL caracteriza-se pela forte participação discente e apelo à inovação incorporando novas técnicas e tecnologias que são aprendidas e experimentadas em cada edição, auxiliando os alunos a se manterem informados sobre o dia a dia da UENF acedendo às pesquisas em andamento, suas utilidades e aplicações. Os bolsistas incumbidos desenvolvem competências técnicas e intelectuais diversas sabendo editar, redigir textos, entrevistar e apresentar, além de arquivar e armazenar as matérias. Professores também são beneficiados por terem suas pesquisas expostas no jornal e assim divulgadas dentro e fora da comunidade. A produção audiovisual de informações científicas desperta os participantes para o “mundo da ciência” estimulando o diálogo entre saberes e a cooperação interdisciplinar. Estes fatores interagem ajudando a aproximar o conhecimento e a cultura cientifica contemporânea da Universidade e a sociedade.
Publicado
02-04-2013