DESENVOLVIMENTO DE UM AGENTE PEDAGOGICO ANIMADO INTELIGENTE

Autores

  • Natalie Fernandez del Real
  • Annabell del Real Tamariz

Palavras-chave:

Agente, Interface

Resumo

A pesquisa apresentada tem como objetivo a estruturação de um agente, capaz de interagir com o usuário, acompanhando o aprendizado e monitorando o desenvolvimento deste. Para isto, apresentamos uma interface gráfica dinâmica, criada no software livre Blender 3D, para a interação agente/usuário. Foi estudado o comportamento físico e verbal que o agente devera possuir para passar ilusão de vida, personalidade e simplicidade. Tais propriedades motivam o usuário a interagir com o agente. Foi escolhida uma interface singular para o agente TUCO, a qual foi implementada no Blender, que permite modelar animações tridimensionalmente. O agente TUCO foi idealizado através de uma personificação de um computador. Este possui olhos, boca, sobrancelhas e braços. Os comportamentos físicos selecionados para o agente foram básicos e úteis para a primeira etapa do objeto de aprendizagem, onde o agente é inserido pela primeira vez no ambiente virtual e realiza uma serie de perguntas, que foram determinadas no comportamento verbal. Com objetivos traçados, foram selecionadas propriedades básicas para o agente. TUCO é um agente reativo, pois auxilia o usuário a realizar determinada tarefa. Foram criados diferentes comportamentos físicos e verbais para um determinado evento, devido a credibilidade que na animação. Entre estes comportamentos temos: Alegria, Tristeza, Duvida, Expectativa, Saudação, Padrão, etc. Sua interface esta diretamente ligada ao fato deste ser inserido em um ambiente virtual, onde o objetivo é ensinar Programação Orientado a Objeto, por tal motivo sua figuração é um computador. Sua personificação, com olhos, boca, sobrancelhas e braços, passa ilusão de vida ao agente, parecendo assim ser um individuo. Foi possível projetar características do agente, sua interface e comportamentos físicos e verbais. Observou-se que a pesquisa foi direcionada para a construção do modulo reativo do agente, que é responsável por executar ações e estabelecer a interface do agente.

Publicado

10-04-2013