DESENVOLVIMENTO DO MODELO COGNITIVO PARA UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcelo Oliveira Melo
  • Annabell Del Real Tamariz

Palavras-chave:

Modelo cognitivo, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ferramenta de Auxílio ao Professor

Resumo

Vivemos numa época em que o conhecimento se faz necessário em todos os aspectos do nosso cotidiano. Um dos principais problemas é como obter esse conhecimento visto que existe uma gama de fatores que exercem influencia retardando tal processo. Observando que programação é algo que deve ser aprendida na prática, desenvolvemos uma abordagem onde o aluno pode escrever os seus próprios programas, aumentando o aprendizado. A metodologia consiste em avaliar os pré-requisitos e o que deve ser aprendido. Até o presente momento focamos nos pré-requisitos, buscando validá-los aplicando exercícios práticos de programação básica ao aluno e o próprio computador se encarrega de corrigir as respostas através de ferramentas de teste de unidade e do uso de métricas de avaliação de código-fonte, como por exemplo o número de palavras reservadas, o número de declarações, o número de linhas do programa, a complexidade de McCabe e o volume de Halstead. Atualmente está sendo feita a implementação desta parte do programa, que consiste em uma bateria de exercícios a ser resolvidos, devendo o aluno escrever programas com a sintaxe básica da linguagem Java. Com isto, conseguimos verificar se o aluno que pretende utilizar o ambiente está apto ou não a aprender os novos conhecimentos. Será também estipulado um tempo ideal para a resposta de cada enunciado e no final será feita uma avaliação de como deverá ser passado o novo conhecimento:de maneira rápida, com paciência ou caso o aluno seja reprovado, voltar a apresentar outra bateria de exercícios. Espera-se que no final do projeto esteja pronto todo o modelo cognitivo que consiste em armazenar e analisar o que o aluno sabe e o que ele deve aprender durante as lições expostas pelo ambiente assim como fazer a representação desse conhecimento utilizando técnicas de Inteligência Artificial.

Publicado

19-04-2013