INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE PLATAFORMAS PARA APOIAR CURSOS À DISTÂNCIA E PRESENCIAIS: LEVANTANDO PONTOS FAVORÁVEIS E DIFICULDADES

  • Graziella de Souza Faria
  • Breno Azevedo
  • Gilmara Barcelos
  • Silvia Batista
  • Ricardo Barcelos
Palavras-chave: moodle, elgg

Resumo

Este projeto tem por objetivo identificar pontos favoráveis e dificuldades na instalação e manutenção de plataformas virtuais para apoio à aprendizagem. Nesse sentido, foram instaladas duas plataformas livres: Moodle e Elgg. O Moodle é um ambiente virtual destinado à aprendizagem colaborativa. A plataforma Elgg tem por objetivo criar redes sociais na Internet (nesse projeto, focalizam-se redes sociais para fins pedagógicos).Além da instalação, promove-se a manutenção das referidas plataformas. Tendo em vista o objetivo proposto, foram realizadas várias ações. Inicialmente, foram estudados diversos conceitos relacionados às áreas de: banco de dados, servidores e apache, plataformas virtuais de aprendizagem, software livre e linguagem de programação php. A seguir, a plataforma Moodle foi instalada e, desde então, promove-se a manutenção da mesma. Da mesma forma, a plataforma Elgg foi instalada e sua manutenção tem sido promovida. Dificuldades e pontos favoráveis relacionados ao Moodle e ao Elgg têm sido identificados. O Moodle e o Elgg já estão instalados no servidor do IFF e podem ser acessados:http://www.nie.iff.edu.br/moodle http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/elgg-1.7.5/ As dificuldades encontradas no projeto estão relacionadas à configuração das plataformas Moodle e Elgg.A instalação dos recursos adicionais do Elgg,proporcionado por seus plugins,exigiu bastante pesquisa em sites especializados.Os pontos favoráveis apontam que essas plataformas auxiliam tanto os professores quanto os alunos.No Moodle,os professores poderão criar cursos online.Os alunos poderão fazer o download dos arquivos colocados no Moodle.Com o Elgg,os alunos poderão conversar com os professores,e interagir com outros alunos. Espera-se,com o desenvolvimento deste projeto,contribuir para a utilização de plataformas virtuais de aprendizagem,seja no ensino a distância ou presencial.As dificuldades levantadas e facilidades identificadas podem contribuir para facilitar o processo de instalação e manutenção dessas plataformas.
Publicado
24-05-2013