ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARADIDÁTICO COM SIMULADORES MATEMÁTICOS PARA JOGOS EDUCACIONAIS

  • Sâmella Cabral Paes
  • Samantha Silva Gomes
  • Alexandre Magno Gomes Santanna
  • Arilise Morais de Almeida Lopes
  • Cristine Nunes Ferreira
Palavras-chave: Modellus, Simulador, Jogos Educacionais

Resumo

O objetivo deste trabalho é desenvolver um material paradidático para o ensino de física e matemática no curso do primeiro ano do Ensino Médio. Neste sentido o uso de simuladores matemáticos para auxiliar na elaboração do material tem se mostrado muito motivador no aprendizado de física. Neste trabalho usou-se o Modellus como simulador matemático auxiliando a interface do jogo educacional (JOED). Num JOED, o ponto mais complexo é a metodologia de aprendizado que diverte e ensina. No simulador (MODELLUS) utilizou-se as telas do modelo, onde foi implementado a situação problema. Na interface modelo, fizemos a simulação de um dispositivo para representar o movimento da nave através da física, usamos um formalismo de ensino médio bem simples. O cenário que foi trabalhado foi de uma escola de pilotos de nave espacial. Para esta modelagem considerou-se um movimento bidimensional uniformemente variado com termos leste-oeste e norte-sul. A aprendizagem na escola de pilotos foi dividida em tarefas que o piloto tem que executar. Dentre as tarefas o piloto teve que controlar a nave na atmosfera de um determinado planeta e depois seguir realizando as tarefas requeridas. O mais importante no simulador desenvolvido foi usar a física aprendida no ensino médio, para isso utilizamos todas as tarefas em forma de exercício dos livros testos da disciplina. Verificamos que os conteúdos foram apresentados de forma clara e objetiva, que foi possível manobrar facilmente a nave aliado ao fato que o aluno pode executar tantas vezes quanto quera as atividades, mudar os parâmetros, mudar ate a modelagem. Na interface da animação as barras com as constantes do movimento foram anexadas e os alunos podia acompanhar como a variação das mesmas influenciavam no comportamento da nave. A interface gráfica, foi importante par ao aluno visualizar os gráficos dos movimentos. O simulador se mostrou eficaz para entender quais os principais parâmetros da física e matemática envolvida no jogo, isso foi de suma importância para a preparação das etapas na interface do jogo, pois a física envolvida tem que esta correta. A próxima etapa do trabalho é a aplicação aos alunos.
Publicado
24-05-2013