A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECIALIZADOS NA ÁREA DA INFORMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Laryssa Guimarães Costa
  • R. B. Gonçalves
  • E. T. Matos
  • S. B. Santos
  • B. B. Vasconcellos
Palavras-chave: Informática, Deficiência Visual, Material Especializado

Resumo

Na área da Informática há conteúdos que utilizam frequentemente a linguagem visual em figuras, diagramas e gráficos. Essa linguagem necessita ser acessibilizada para que possa ser compreendida pelos alunos com deficiência visual. Visando colaborar com o processo de inclusão o projeto de Pesquisa Tecnologias da Informação: Elaboração de materiais didáticos especializados para alunos com deficiência visual propõe a pesquisa e a elaboração de materiais didáticos especializados. Foi aplicado um questionário para os professores do IFF campus Campos-Centro para analisar o perfil do professor, os conhecimentos sobre inclusão, as necessidades relacionadas a formação e as experiências desenvolvidas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. Os materiais didáticos especializados para a área da Informática foram os materiais concretos e as matrizes. Os materiais concretos sobre Portas Lógicas e Circuito Elétrico foram elaborados com EVA, ímãs e um quadro metálico. Na confecção das matrizes sobre o conteúdo de Lógica Digital, utilizou-se papel 40kg, linhas enceradas e papéis de diversas espessuras. Os cursos da área de Informática fazem uso de uma linguagem acadêmica, utilizando métodos científicos, necessitando de pré-requisitos que vão além do acesso do aluno a um computador e à Internet (VALENTE, 2003). Esta pesquisa propõe uma interação entre alunos e professores, de modo a compreender a realidade dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Com a utilização dos materiais elaborados, percebeu-se que os alunos com deficiência visual obtiveram um melhor rendimento, sendo capazes de relacionar as situações presentes nas figuras com as suas devidas funções. Já o uso do material concreto, possibilitou que estes alunos construíssem estruturas e fizessem à exploração tátil. O resultado alcançado com a elaboração de materiais didáticos especializados indica que estes contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência visual permitindo-lhes superar os obstáculos impostos pela linguagem visual do cotidiano acadêmico e assim reali
Publicado
06-06-2013