EXPERIMENTOS EM CONTROLE E AUTOMAÇÃO (ECA): UM LABORATÓRIO DE SERVOMECANISMOS PARA DESENVOLVIMENTO DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO.

  • Farlen Souza Grillo
  • Adelson Siqueira Carvalho
  • Leandro Siqueira Glória
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, kit pêndulo digital, kit servo analógico e digital

Resumo

Atualmente a teoria de controles automáticos está cada vez mais integrada à área da computação. Algoritmos e recursos computacionais estão sendo utilizados a fim de realizar os mais diversos tipos de controle.Dentro deste contexto, o presente trabalho procura desenvolver na engenharia de controle e automação, a experimentação, baseada em atividades de laboratório, motivando os estudantes do curso ao aprendizado proporcionando um melhor entendimento dos conteúdos teóricos de classe. A formulação do projeto Experimentos em Controle e Automação (ECA) para o ensino de engenharia de controle e automação passa pela utilização de recursos computacionais e tecnológicos existentes e disponíveis no laboratório de automação inteligente (LAI) do Instituto Federal Fluminense (IFF).Os equipamentos pertencentes ao laboratório que auxiliaram no projeto são: o kit pêndulo digital e o kit servo analógico e digital.No início do trabalho foi realizado um levantamento de aporte teórico. Após esta etapa, foi feita uma concepção dos experimentos a serem desenvolvidos, com o intuito de serem semelhantes a sistemas de controle desenvolvidos em ambiente corporativo. O projeto de pesquisa encontra-se na etapa de desenvolvimento dos métodos e montagem de aporte teórico-experimental, considerando os aspectos relevantes para sua aplicação aos alunos do curso de engenharia de controle e automação do IFF. Devido a isso, não são apresentados ainda os resultados da utilização dos kits anteriormente apresentados, pois ainda não foram aplicados em sala de aula. Tão logo sejam utilizados serão obtidos resultados quantitativos e qualitativos da utilização destes para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em controle de servomecanismos, bem como melhoria do desempenho dos alunos nos demais aspectos de formação acadêmico-profissional. A partir dos resultados espera-se que o processo de ensino-aprendizagem tenda para uma potencialização dos aspectos tratados nas disciplinas de controle do curso de engenharia de controle e automação, pois o conteúdo visto em sala de aula (teoria) será aplicado em laboratório (experimentos).
Publicado
06-06-2013