O ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPLEMENTANDO A EXPERIMENTOTECA.

  • Joelma Conceição Severo Xavier
  • Luciana de Abreu Rocha
  • Marlúcia Cereja de Alencar
Palavras-chave: Experimentos, Metodologia, Ensino de Ciências

Resumo

A finalidade deste é a implementação da experimentoteca no IFF, que irá atender as escolas de Ensino Fundamental da rede pública deste município contribuindo para o enriquecimento da prática dos professores de Ciências no que se refere ao uso de experimentos na sala de aula. Também contribuirá com o Estágio Curricular dos alunos da Licenciatura em Ciências da Natureza do IFF oferecendo material para as aulas práticas, uma vez que a experimentoteca contará com Kits experimentais criados pelos bo A primeira etapa de desenvolvimento deste trabalho foi a realização de uma pesquisa documental no período de 2010.2, junto as monografias elaboradas como Trabalho de Conclusão de Curso nas Licenciaturas de Física, Química e Biologia, no período de 2004 a 2010.1, que apresentavam como proposta a construção de experimentos, com o objetivo de identificar os experimentos propostos que seriam possíveis de serem construídos no modelo de Kit experimental. Do total de 144 monografias disponibilizadas na Biblioteca da Instituição, foram selecionadas 16 monografias que correspondiam ao objeto a ser pesquisado. A segunda etapa foi a construção dos Kits experimentais e a terceira etapa o processo de val Das monografias analisadas, 12,5% sugeriram experimentos sobre água, 19% sugeriram experimentos sobre citologia, 18,5% sugeriram modelos moleculares, 25% experimentos sobre sistemas, 25% sugeriram experimentos diversos. A partir desses dados, foram construídos experimentos. Os kits foram construídos com materiais de uso doméstico e farmacêutico, tais como potes plásticos, recipientes para coletas de exames e seringas descartáveis e garrafas pet. Para compor o Kit experimental foi elaborado um roteiro de orientação metodológica para aplicação, partindo de situação-problema conduzindo os alunos a construção de conceitos de forma reflexiva. Após utilização do experimento em aula de Ciências A partir da análise das fichas de avaliação constatou-se que os roteiros foram de suma importância para contextualização e utilização dos kits. Pôde-se constatar que os alunos tornam-se muito mais atentos e interessados nas aulas experimentais. Conclui-se então que a utilização de kits proporciona a
Publicado
12-06-2013