REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ELETROMAGNETISMO

  • Tiago dos Santos Fioravanti
  • Suzana da Hora Macedo
Palavras-chave: Realidade aumentada, Eletromagnetismo, ARToolKit

Resumo

O Eletromagnetismo é um campo de estudo consideravelmente abstrato, o que exige muita atenção por parte dos alunos que sentem mais facilidade em aprender um conteúdo mais concreto e visível. Então, foi pensado o uso da tecnologia de realidade aumentada, uma técnica em que é feita a exibição de um vídeo em tempo real, mostrando o mundo real, somado à exibição de um objeto tridimensional, desenhado junto à pessoa, ambos, real e virtual, compartilhando a mesma cena. O trabalho foi realizado usando a ferramenta ARToolKit junta ao DEV C++, um programa que oferece um ambiente de desenvolvimento de programas de computador na linguagem C. Foram usados outros utilitários, o GLUT, o OpenGL e o OpenVRML, cujas bibliotecas foram usadas pelo DEV C++. Optou-se pelo sistema operacional Windows XP, pelo seu amplo uso no Brasil. O sistema desenvolvido funciona com a presença de um microcomputador com o Windows XP instalado, com a presença de uma câmera web instalada e do programa instalado. Quando o programa funciona, a câmera é usada. Quando um marcador quadrado é reconhecido na imagem, um objeto 3D é desenhado na imagem. Quando um marcador quadrado preto e com uma identificação específica e cadastrada é capturada pela câmera e reconhecida pelo programa, por meio de uma semelhança com um dos marcadores já cadastrados em uma biblioteca do sistema, um desenho 3D surge junto ao usuário filmado e sua orientação muda, de acordo com a movimentação do marcador quadrado. Isso possibilita um manuseio mais dinâmico da imagem 3D. É possível mostrar vários marcadores cadastrados diferentes, onde cada um dos marcadores exibem um desenho 3D. O desenho 3D é feito em linguagem VRML. Um usuário que esteja usando o programa pode escolher o tamanho da saída de vídeo, em pixels, antes da exibição da imagem. Muitos alunos sentem uma dificuldade considerável em aprender conteúdos abstratos em sala de aula. Existem também experimentos que possuem um custo e um preparo de ambiente que dificultam a sua realização. A Realidade Aumentada pode solucionar ambos os casos.
Publicado
13-06-2013