BIORREMEDIAÇÃO COMO EIXO TEMÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Jhonatas Sirino Monteiro
  • Gabriele Vitorino dos Santos
  • Victor Saraiva Barbosa
Palavras-chave: Eixo temático, Biorremediação, multi, interdisciplinaridade

Resumo

O ensino de ciências da natureza, oferecido pelas escolas, é na maioria das vezes inadequado, visto que os conteúdos são transmitidos ao aluno de forma fragmentada, ou seja, sem correlação entre as ciências, desvalorizando os conteúdos e a forma com que eles realmente acontecem no cotidiano (MALDANER e ZANON, 2001). Este projeto tem como objetivo apresentar métodos interdisciplinares para o ensino de ciências com a utilização da biorremediação como eixo temático. - Utilização de bibliografias (livros didáticos e artigos científicos) específicas das áreas estudadas - Entrevistas com professores do Instituto Federal Fluminense - campus Cabo Frio. Foi possível identificar áreas da ciência como a biologia, que estuda os seres vivos envolvidos no projeto, e o metabolismo dos mesmos; a química, que estuda os componentes químicos, analisando esses componentes, até as reações químicas ligadas ao metabolismo das plantas e bactérias; a física que estuda a energia no sistema e fenômenos influenciados por fatores físicos; a geografia que descreve o ambiente contaminado; a matemática que estuda mecanismo de quantificação dos resultados e análises do projeto. A demonstração interdisciplinar pelo eixo temático proposto traz a mesclagem de disciplinas de diferentes níveis de ensino, como a biologia, a química, a física, a matemática, a geografia, que proporcionam um completo entendimento do processo de biorremediação.
Publicado
13-06-2013