ANTON DAKITSCH – A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR DA ESCOLA TÉCNICA DE CAMPOS – RJ

  • Natália Viana Lima
  • Wania Manso de Almeida
  • Regina de Cássia Manso de Almeida
Palavras-chave: História da educação tecnológica, Professor do ensino técnico secundário, Ensino técnico secundário

Resumo

A pesquisa reconstitui a trajetória profissional de Anton Dakitsch. Suíço, aqui chegou em 1942, contratado pelo governo brasileiro para atuar como mestre em encadernação, na rede federal de ensino industrial. Uma vez que, como afirma LeGoff, hoje vivemos sob o impacto da ampliação da memória história, trabalhos que priorizem a localização de acervos e a sua discussão, são fundamentais para a renovação da prática de pesquisa e a preservação da memória da educação tecnológica do nosso país. Utilizamos como metodologia o estudo das trajetórias docentes e a pesquisa documental. Após o reconhecimento do acervo da biblioteca, organizamos os documentos por temáticas e iniciamos a sua catalogação. Paralelamente buscamos identificar outras fontes que pudessem enriquecer nossa base de dados. O acervo disponibilizado pela biblioteca, apesar das condições desfavoráveis ao manuseio devido à necessidade de sua higienização, e das dificuldades postas pelo próprio material que, em grande parte, foi editado na Europa e em língua estrangeira, tem se revelado uma importante fonte para se atingir os objetivos propostos para a pesquisa. Os dados coletados além de permitir apresentar dados bibliográficos de Anton Dakitsch, possibilitam descrever obras de sua autoria relacionando-as, em alguns casos, a suas referências. Nas séries de sua autoria editadas pelo governo federal, destacam-se os cursos de encadernação e de douração. Em sua obra revela-se a perícia de um artista que, para além dos conhecimentos traduzidos em técnica, integra a cultura brasileira a sua produção didática. Produção distribuída por toda a rede de ensino profissional do país, e que, pelo seu pioneirismo e qualidade, pode contribuir para uma releitura das propostas oficiais da educação tecnológica naquele período. Esperamos que a catalogação do acervo resulte em iniciativas destinadas a sua preservação. Também, o conhecimento produzido pela pesquisa vem suprir lacunas sobre a história dos professores do ensino técnico secundário, temática pouco estudada por nossos pesquisadores.
Publicado
18-06-2013