APLICAÇÃO DO MATERIAL CONSTRUIDO A PARTIR DE GARRAFA PET, NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA ORGÂNICA

Autores

  • Maria Lucy Vieira de Assis
  • Torquato Ferreira Pinheiro
  • Layzza Tardin da Silva
  • Simone Macedo da Hora
  • Valéria Macelino Terra

Palavras-chave:

PET, Estruturas Moleculares

Resumo

Muitas são as preocupações envolvendo as questões ambientais. Santos e Mól (2010) afirmam que a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade têm caminhado na busca de soluções de problema que influenciam no desequilíbrio do planeta. Buscando o estabelecimento de uma conscientização ambiental unida ao ensino da Química, esse trabalho objetiva promover um reaproveitando de garrafas de Polietilenotereftalato (PET), na construção de estruturas orgânicas em 3D, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Junto ao grupo de pesquisa foi elaborado um plano de aula abordando os conceitos envolvendo Química Orgânica, com a utilização do modelo de estruturas moleculares montadas a partir de garrafas PET, Matheus e Moreira (2007). A fim de avaliar esse estudo foram escolhidas duas turmas do 2° ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Nelas foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas envolvendo as concepções prévias sobre plásticos, reciclagem e as formas geométricas e espaciais da Química Orgânica, totalizando uma amostragem de 37 alunos. Compreendendo a importância do conhecimento dos discentes a cerca de problemas ambientais, questionou-se o significado da sigla PET, um percentual de 27,03% relatou saber o significado, 72,97% que não possui conhecimento do assunto. Indagou-se o discente se possuía alguma noção dos problemas causados pelos plásticos no meio ambiente, 83,78% afirmaram saber, outros 16,22% desconhecia. Foi levantada uma questão a respeito da compreensão dos conteúdos de Química envolvendo o modelo molecular apresentado, 91,89% afirmaram que este ajudou a entender os conceitos e outros 8,11% que não. Na opinião de todos os alunos os modelos apresentados promoveram uma aula mais dinâmica e interativa. De acordo com os resultados obtidos, constata-se uma excelente aceitação dos alunos aos modelos apresentados, que por meio do questionário, ressaltaram maior facilidade na compreensão das estruturas moleculares microscópicas da Química Orgânica, a partir dos modelos macroscópicos apresentados.

Publicado

19-06-2013