MISTURA ASFÁLTICA MORNA PRODUZIDA COM ASFALTO BORRACHA; USO DA BORRACHA RECICLADA DE PNEUS NAS MISTURAS ASFÁLTICA

Autores

  • Cláudio Luiz Dias Leal
  • Cecília Ribeiro Neto Barreto
  • Monique Silva Pessanha Pinto

Palavras-chave:

misturas mornas, SMA

Resumo

Misturas asfálticas mornas ou warn mix asphalt (WMA) são misturas asfálticas produzidas em temperaturas intermediárias, que reduzem o gasto com combustível, as emissões de gases poluentes e a exposição dos trabalhadores aos fumos e odores durante a usinagem ou aplicação da mistura. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho, em laboratório, de uma mistura asfáltica morna produzida com asfalto modificado por borracha moída de pneus, comparando-a com uma mistura quente. Para isso foi dos -Granulometria O conhecimento da distribuição granulométrica é fundamental para o projeto de uma boa mistura asfáltica, produzindo um revestimento capaz de resistir aos esforços mecânicos do tráfego e às agressões do ambiente. Para a análise granulométrica dos agregados usados nessa pesquisa usou-se o método do peneiramento para a brita 0 (12,7 mm). Para o pó de pedra (4,8 mm) e o fíler foi usado o método da sedimentação DNIT ME 051/94. -Moldagem dos Corpos de Prova Depois de definido o traço foram moldados corpos de prova para realização dos ensaios previstos na pesquisa. Para os corpos de prova moldados a quente os agregados foram aquecidos em estufa à temperatura de 190 °C e o ligant Verificou-se o desempenho da mistura morna com asfalto borracha, em laboratório, por meio de ensaios de estabilidade Marshall, resistência à tração, dano por umidade induzida e desgaste Cantabro. Os resultados obtidos foram comparados com os de uma mistura quente usando-se a análise de variância. Vantagens A grande vantagem das misturas mornas é a redução na temperatura de mistura e compactação (GANDHI, 2008). A redução de  Menor* Menor consumo de energia; *temperatura produz outros benefícios como:   Maior*emissão de gases de efeito estufa (CO¬2) e poluentes (CO¬, SO2¬ e NOx);  trabalhabilidade, facilitando o trabalho manual, em especial na construção de  Incorporação de*juntas; Os ensaios realizados nos permitiram compor o traço ideal com o percentual ótimo de asfalto modificado por borracha reciclada de pneus, que futuramente será usado como parâmetro para determinação das características da mistura, bem para o aprimoramento da mesma.

Publicado

21-06-2013