SOLUÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA O IFF – CAMPUS:CAMPOS - CENTRO

  • Luara Bastos Oliveira
  • Morena Gomes Braga
  • Regina Coeli Martins Paes Aquino
Palavras-chave: Acessibilidade, Inclusão social, Instituição de ensino

Resumo

Para promover a inclusão efetiva no ensino é necessário proporcionar a todos os alunos, com ou sem deficiência, uma escola aberta às diferenças, e ter como condição básica espaços arquitetônicos livres de barreiras físicas e de informação. No entanto, o que se observa na prática é a falta de acessibilidade espacial na grande maioria das escolas. Com o intuito de garantir essa inclusão, será desenvolvido este projeto de pesquisa. A primeira etapa é uma revisão bibliográfica destinada à compreensão da Acessibilidade, conhecendo seus conceitos e boas práticas. Em seguida se procederá à pesquisa de campo, destinada a se ter conhecimento sobre as condições de Acessibilidade no IFF. Será realizado diagnóstico a partir dos dados levantados, de modo a identificar pontos fortes e fracos da instituição, que permitam encaminhar propostas de melhorias. A coleta de dados físicos se utilizará o checklist, complementado por pesquisa documental, vistorias e registros fotográficos. A outra categoria de dados, de ordem comportamental, será efetivada por meio de observações, entrevistas com pessoas chave e questionários. A realização do estudo no IFF como um estudo piloto permitirá atingir alguns dos objetivos definidos. A elaboração de um laudo de avaliação das condições de acessibilidade e seu futuro encaminhamento para o setor de planejamento da instituição é de suma importância para a escola poder obter recursos para os projetos de reforma necessários uma vez que a acessibilidade dos alunos com deficiência é garantida por lei. A inclusão de plantas baixas, fotos e descrição dos problemas no laudo do IFF assim como a síntese dos problemas detectados (agrupando itens e selecionando apenas as situações irregulares) serão primordiais para o desenvolvimento de soluções de projeto de acessibilidade. Condições de uso e acesso espacial é condição básica para atingir o objetivo da inclusão. A relevância do trabalho e os impactos esperados sob o ponto de vista social serão obtidos através da proposta de melhoria das condições de acessibilidade no IFF na forma de projetos e caderno de encargos.
Publicado
21-06-2013