SITUAÇÃO DE TRABALHO E ESTUDO DE ADOLESCENTES E JOVENS NO BRASIL

  • Guilherme Gomes Vieira
  • Elzira Lúcia de Olivieira
Palavras-chave: Mercado de trabalho, transição de jovnes, ciclo de vida

Resumo

A juventude é o período do ciclo de vida em que se experimenta a transição para o mercado de trabalho.Durante este período, a literatura sugere uma seqüência ideal de eventos e o rompimento desta pode trazer resultados negativos.A importância do estudo advém do fato de que os acontecimentos durante este período do ciclo de vida influenciam toda trajetória individual, assim os efeitos são tanto individuais como sociais, no sentido de que uma parcela expressiva da população vive essa transição. Trata-se de um estudo de observações do perfil das situações de trabalho e estudo de adolescentes e jovens no Rio de Janeiro. Os dados utilizados são referentes à PNAD 2009 e as variáveis consideradas como explicativas das situações são: sexo, rendimento familiar per capta, cor, defasagem idade e série e condição na família. A variável dependente das possíveis situações de trabalho e estudo assumirá os seguintes valores: 1, se o indivíduo trabalha e estuda (trabest); 2, se o indivíduo só trabalha(trab); 3, se o indivíduo só estuda (est) e 0, se o indivíduo não trabalha e nem estuda (inat). A estimativa do contingente de jovens mostrou que as mulheres são a maioria na situação de não trabalho e não estudo.Controlando as regressões pela variável indicadora filho, percebeu-se que o efeito é bastante significativo na diminuição da probabilidade de só trabalhar para homens e aumento da probabilidade de estudo exclusivo e de trabalhar e estudar, em todas as idades, para as mulheres. Á medida que aumentam os anos de defasagem escolar, diminui a probabilidade de só estudar e aumentam as probabilidades de só trabalho, trabalho e estudo e não trabalho e não estudo, de maneira geral para homens e mulheres. A evidência empírica de maior tendência para mulheres em todas as idades de estarem inativas, bem com para jovens com alta defasagem idade e série, recomenda ações para inclusão destes jovens na educação formal e/ou no mercado de trabalho.
Publicado
21-06-2013