CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA AUXILIAR E AMPLIAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS NAS ÁREAS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

  • Leandro Siqueira Glória
  • Wander Gomes Ney
  • Cristine Nunes Ferreira
Palavras-chave: Física Moderna, eletrônica, ensino médio

Resumo

Este trabalho pretende ampliar e motivar o interesse dos alunos do Ensino Médio pelas áreas científico-tecnológicas, através do estudo do efeito fotoelétrico e suas aplicações envolvendo dispositivos semi-condutores. O efeito fotoelétrico foi escolhido por ser um assunto visualmente interessante, ser historicamente importante e estar presente em diversos dispositivos eletrônicos presente no cotidiano. Esse fato é importante por propiciar a conexão entre a Física da sala de aula e a tecnologia. A aplicação do experimento e análise de desempenho foi feita considerando turmas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio. O experimento consiste de um dispositivo para emissão de luz, um prisma para decompor esta luz emitida e um detector que indica por meio do brilho de um LED a variação do movimento dos elétrons. Primeiramente foi criado o emissor de luz, constituído de uma lâmpada presa em um tripé e acoplando uma lente e um colimador. Posteriormente colocamos o prisma preso em outro tripé em determinado ângulo para dispersar a luz emitida e visualizar o espectro. Por final criamos o nosso detector que é formado de um circuito em série de um LDR, um potenciômetro e um LED. Durante a aplicação verificou-se o interesse dos alunos, não só na exposição teórica da física moderna, apresentada por outro integrante do projeto, como também na montagem do experimento, na sua utilização, no momento de perguntas e esclarecimento de dúvidas, que foi feito na própria sala de aula com as turmas do Ensino Médio reunidas. O professor da disciplina de Física estava presente durante a aula e auxiliou toda a apresentação. Antes da execução experimental foi feita uma simulação computacional com programa Proteus do experimento, com o intuito de verificar a sua validade que posteriormente foi aplicada e modificada para auxiliar a compreensão dos presentes. Dos dados coletados de perguntas dos alunos e do professor, constatou-se a importância desse tipo de material em turmas de ensino médio no intuito de fazer um esclarecimento da física moderna. Observamos a motivação dos alunos a se interessarem e pesquisarem mais sobre eletrônica e física moderna.