CULTURA ESCOLAR/CULTURA DA ESCOLA E A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

  • Cláudia Lemos Santos
Palavras-chave: cultura escolar, diversidade cultural, Lei 10639/03

Resumo

Orientador: Augusto César Gonçalves e LimaA presente pesquisa visa estudar as práticas pedagógicas na rede publica no município de Campos dos Goytacazes tendo como base as orientações do MEC acerca da diversidade cultural, a educação das relações étnicoraciais, o ensino de historia e cultura afro-brasileira, africana e indígena. O objetivo geral da pesquisa é possibilitar um quadro de análise das orientações pedagógicas e das práticas educacionais em relação à diversidade cultural e fornecer base para investigações futuras. A metodologia empregada neste projeto de pesquisa é a investigação qualitativa com observação e entrevistas semiestruturadas e levantamento do material didático empregado. Concomitantemente buscar-se-á fazer uma quantificação de ações e práticas relacionadas à diversidade cultural. O foco será a cultura escolar e a cultura da escola – entendidas a partir da conceituação de Forquin (1993) que, no entanto, devem ser investigadas observando a interpenetração dos conceitos (Candau, 2000b; Lima, 2005) – e suas relações com a implementação (ounão) de orientações oficiais sobre a educação das relações étnico-raciais. Este estudo encontra-se em seu inicio, não apresentando nenhum resultado neste momento, impossibilitando qualquer conclusão.