DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS PARA MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

  • Fernanda Silva de Souza
  • Luiz Renato Maia Maciel
  • Renato Augusto DaMatta
Palavras-chave: Laboratórios, Materiais didáticos, Prática docente

Resumo

O ensino de ciências e biologia no país é vago causando distanciamento entre conteúdo e aluno. Dessa forma, o grupo vem desenvolvendo um projeto que consta na montagem de laboratórios em duas escolas estaduais de Campos dos Goytacazes, na elaboração e teste de protocolos de aulas práticas que serão usados para compor materiais didáticos a serem utilizados pelos docentes das escolas nesses laboratórios. O objetivo desse estudo é justamente desenvolver e testar esses protocolos. O trabalho iniciou-se com a montagem dos laboratórios nas escolas C. E. Sylvio Bastos Tavares e C. E. Benta Perreira. No laboratório da universidade (LBCT) estão sendo desenvolvidos protocolos para serem testados visando sua aplicação nas aulas práticas a serem realizadas nos novos laboratórios das escolas. Esses protocolos serão aperfeiçoados com o auxílio de dois professores dos colégios que também fazem parte do projeto. Haverá aplicação de mini-cursos para os alunos de ensino fundamental e médio utilizando os protocolos e cursos de capacitação para os outros professores das duas escolas garantindo o uso dos laboratórios. O projeto busca promover uma melhoria no ensino de ciências e biologia no norte do estado do Rio de Janeiro. Espera-se que o desenvolvimento dos protocolos e os cursos de formação continuada garantam a utilização dos laboratórios com eficiência tanto pelos professores quanto pelos alunos. Este projeto tem um caráter científico e social, buscando aproximar as escolas estaduais da UENF e mostrar que o ensino teórico é muito mais eficiente e interessante se estiver acompanhado da prática.