DIFUSÃO DE FÍSICA E ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Samara da Silva Morett
  • Marcelo de Oliveira Souza
Palavras-chave: Ensino de Física e Astronomia, Novas Tecnologias, Desenvolvimento de recurso pedagógico

Resumo

Visto que no Brasil a dedicação ao estudo das ciências vem diminuindo, principalmente quando se refere à Física, teve inicio este projeto com o objetivo de motivar as crianças para esta área. Desta forma, procurou-se introduzir a Física e a Astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental elaborando um recurso pedagógico que visa auxiliar o professor no manejo destas disciplinas e assim conquistar o aluno aproximando-o das ciências e ajudando-o a visualizá-las em seu cotidiano. O projeto foi dividido em duas etapas: desenvolvimento do material utilizado (questionários, apresentações, experimentos e modelos) e apresentações e aplicação dos questionários. Foram elaborados dois questionários um para aplicação pré e outro pós apresentações, estes questionários foram utilizados para avaliar o método pedagógico desenvolvido. As apresentações eram feitas por meio de slides (utilizando data-show e notebook) e de experimentos e modelos (desenvolvidos com material de baixo custo). O trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria Lúcia, na cidade de Campos dos Goytacazes. Foram envolvidas no projeto 4 turmas: três 5º anos e um 4º ano. As turmas tinham em média 30 alunos. Para obtenção dos resultados foi utilizada a comparação dos questionários aplicados antes e após (aplicado no mínimo uma semana após a apresentação) as apresentações. Na análise das respostas foi levado em consideração tudo que o aluno quis expor e desprezado os erros ortográficos. As respostas obtidas foram classificadas em: Corretas, Incompletas, Incorretas e Sem respostas. Desta forma, foi observado uma melhora satisfatória na comparação do primeiro com o segundo questionário. E, também, percebeu-se que os alunos envolvidos estavam assistindo os noticiários e interagindo nas apresentações, ou seja, o aluno estava relacionando seu cotidiano com as aulas. Devido aos resultados obtidos pode-se considerar que o método pedagógico utilizado é de grande importância para auxiliar o trabalho do professor, pois motiva o aluno e o ensina relacionar seu cotidiano com o conteúdo abordado desenvolvendo nos estudantes o interesse pela Ciência.