Edições anteriores

  • XIV CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    v. 14 n. 1 (2022)

    A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizam anualmente reuniões científicas para apresentar as pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência. Desde 2009, os eventos das três instituições têm sido realizados em um único grande congresso, o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), em Campos dos Goytacazes (RJ), configurando um evento regional de grande relevância. Sob o tema "100 anos de Darcy Ribeiro”, o CONFICT 2022 ocorreu de 20 a 24/06/2022, no formato online, e abordou pesquisas e reflexões sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do país.  
  • XIII CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    v. 13 (2021)

    A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizam anualmente reuniões científicas para apresentar as pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência. Desde 2009, os eventos das três instituições têm sido realizados em um único grande congresso, o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), em Campos dos Goytacazes (RJ), configurando um evento regional de grande relevância. Sob o tema "Desafios da Ciência no Pós-Pandemia”, o CONFICT 2021 ocorreu de 22 a 25/06/2021 e abordou pesquisas e reflexões sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do país.
  • XII CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    v. 12 (2020)

    A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizam anualmente reuniões científicas para apresentar as pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência. Desde 2009, os eventos das três instituições têm sido realizados em um único grande congresso, o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), em Campos dos Goytacazes (RJ), configurando um evento regional de grande relevância. Sob o tema "Ciência para o desenvolvimento sustentável”, o CONFICT 2020 ocorreu de 13 a 16/10/2020 e abordou pesquisas e reflexões sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do país. A participação foi aberta a todos os interessados, mas a submissão de trabalhos foi restrita aos estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica dos Programas das Instituições Participantes - UENF, IFF e UFF-Campos dos Goytacazes, e do Programa Viva a Ciência, da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. 
  • XI CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    v. 11 (2019)

    A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizam anualmente reuniões científicas para apresentar as pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência. Desde 2009, os eventos das três instituições têm sido realizados em um único grande congresso, o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), em Campos dos Goytacazes (RJ), configurando um evento regional de grande relevância. Sob o tema "A Ciência e os caminhos do desenvolvimento”, o CONFICT 2019, realizado entre 24 e 28 de junho, congregou o 24º. Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 16º. Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense e a 12ª. Jornada de Iniciação Científica da UFF, além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas dos projetos aprovados na Edição 2018-2019 do Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (Viva a Ciência), da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. O congresso abordou pesquisas e reflexões sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do país.
  • X CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2018

    A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizam anualmente reuniões científicas para apresentar as pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência. Desde 2009, os eventos das três instituições têm sido realizados em um único grande congresso, o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), em Campos dos Goytacazes (RJ), configurando um evento regional de grande relevância. Sob o tema "Ciência no nosso dia-a-dia”, o CONFICT 2018, ocorreu de 25 a 29 de junho. O congresso abordou pesquisas e reflexões sobre a importância da Ciência no nosso cotidiano e no desenvolvimento de uma sociedade justa e humana.
  • IX CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2017

    A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizam anualmente reuniões científicas para apresentar as pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência. Desde 2009, os eventos das três instituições têm sido realizados em um único grande congresso, o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), em Campos dos Goytacazes (RJ), configurando um evento regional de grande relevância.Sob o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: desafios e transformações”, o CONFICT 2017 irá congregar o 22º. Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 14º. Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense e a 9ª. Jornada de Iniciação Científica da UFF. O congresso abordará pesquisas e reflexões sobre os desafios que estamos enfrentando e as transformações que a ciência pode e deve trazer para o futuro do nosso país. 
  • VIII CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2016

    A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizam anualmente reuniões científicas para apresentar as pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência.Nos últimos sete anos, os eventos das três instituições foram agrupados em um único grande evento, o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), em Campos dos Goytacazes (RJ), configurando um evento regional de grande relevância.Sob o tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, o CONFICT 2016 irá congregar o 21o. Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 13o. Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense e a 8o. Jornada de Iniciação Científica da UFF. O congresso abordará pesquisas e reflexões sobre as interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade, discutindo as consequencias dos avanços científicos e tecnológicos no desenvolvimento da sociedade, assim como o papel da sociedade na organização da ciência e da tecnologia. 
  • VII CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2015

    A iniciação científica e tecnológica é uma modalidade de pesquisa desenvolvida por alunos de graduação dasinstituições de ensino superior brasileiras. Através dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica,anualmente são oferecidas bolsas, por agências de fomento, para incentivo à pesquisa. Estes programas estimulama maior articulação entre os estudantes da graduação e da pós-graduação, e o envolvimento de novos pesquisadoresna formação acadêmico-científica destes estudantes.Os bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica desenvolvem pesquisas de interesse regional, estadual e nacional,sob a coordenação de professores orientadores. Suas pesquisas contribuem para o desenvolvimento regional, para oavanço técnico-científico do país, e para a solução de problemas em suas áreas de atuação.A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF (ESR) possuem Programas de Bolsas deIniciação Científica (PIBIC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Anualmente, os bolsistas dessesProgramas devem apresentar à comunidade seus trabalhos de pesquisa no Congresso Fluminense de IniciaçãoCientífica e Tecnológica (CONFICT).Em 2015, o tema do CONFICT será “Luz, Vida e Ciência”. A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de2015 o “Ano Internacional da Luz”.Ao escolher este tema, a organização do VII CONFICT objetiva a concepção da LUZ como matéria da CIÊNCIA edo desenvolvimento tecnológico, assim como o reconhecimento do papel, indubitavelmente, essencial que a luzdesempenha para a manutenção da VIDA em nosso planeta.
  • VI CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2014

    19º Encontro de IC da UENF11º Circuito de IC do IFF7ª Jornada de IC da UFF
  • V CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2013

    18º Encontro de IC da UENF10º Circuito de IC do IFF6º Jornada de IC da UFF
  • IV CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2012

    17º Encontro de IC da UENF9º Circuito de IC do IFF5º Jornada de IC da UFF
  • III CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2011

    16º Encontro de IC da UENF8º Circuito de IC do IFF4ª Jornada de IC da UFF
  • II CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2010

    15º Encontro de IC sa UENF7º Circuito de IC do IFF3ª Jornada de IC da UFF
  • CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica
    2009

    Ciência e Religião no 3° Milênio4º Encontro de Iniciação Científica da UENF6º Circuito de Iniciação Científica do IFF2ª Jornada de Iniciação Científica da UFF