O IMPACTO DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS DOCENTES EM FORMAÇÃO

Autores

  • Mírian Marques da Silva
  • Edalma Ferreira Paes

Palavras-chave:

Prática profissional, formação de professores, identidade profissional docente

Resumo

O estágio curricular supervisionados nas licenciaturas auxilia para aquisição de competências e habilidades profissionais, vivências e experiências aos docentes em formação; contribuindo, assim, para construção da identidade profissional dos mesmos. Neste sentido esta pesquisa visa averiguar como tem sido esta contribuição na formação dos docentes e, por em debate a própria concepção e realização do estágio. Busca-se, com isso auxiliar as licenciaturas do município de Campos dos Goytacazes.A pesquisa em questão foi desenvolvida em três momentos: o primeiro momento deu-se a partir do levantamento bibliográfico que deu aporte teórico para o estudo, na área de estágio e identidade; o segundo momento foi desenvolvido a partir da elaboração e aplicação de questionário a quarenta e nove formandos do último período das licenciaturas em Ciências da Natureza e Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e de Artes Visuais da Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC); no terceiro momento as respostas dos questionários foram tabuladas e analisadas a partir dos aportes teóricos levantados no momento inicial.A concepção que a maioria dos estagiários tem do estágio é de uma atitude investigativa e de intervenção na realidade; embora a concepção esteja correta os mesmos não mostram prazer no exercício do estágio, uma vez que acham as atividades propostas, inadequadas, fictícias e inapropriadas e apontam um distanciamento entre teoria e prática. Isto interfere na formação da identidade destes formandos uma vez que, o estágio não vem sendo desenvolvido de forma satisfatória. Nota-se, também, o impacto do estágio na identidade dos docentes em formação, no fato de que, mudou a visão de docência de 69% dos mesmos e, proporcionou a 24% o reconhecimento da necessidade de uma prática diferenciada.A pesquisa mostra que o estágio contribui na construção da identidade dos docentes em formação, visto que possibilita aos estagiários mudanças na forma de pensar e agir a prática profissional. Porém, dado a sua importância é necessário repensar ou, até mesmo, reformular esta atividade acadêmica.