PROJETO : ECOCIDADANIA: PROMOVENDO O FUTURO

Autores

  • Isis Vivório Simões Jacob
  • Simone Macedo

Palavras-chave:

Problemática ambiental, Ecossistemas locais, Caminhada transversal

Resumo

O presente estudo insere-se em uma investigação que pretendeu por abordagem qualitativa amparar-se nos princípios de compreensão e interpretação humana da realidade ambiental do município. O principal objetivo do estudo foi promover a integração entre a Educação Ambiental formal e informal, buscando promover o exercício responsável da cidadania, manutenção e melhoria da qualidade de vida. E como consequência levar à sensibilização dos educandos, conscientizando-os socioambientalmente.A metodologia, a caminhada transversal e a aplicação de dinâmicas e questionáios teve como objetivo observar aspectos mais relevantes nos ecossistemas locais de Campos dos Goytacazes/RJ, e nas relações sociais por uma caminhada interpretativa em conjunto com os educandos de determinada Unidade Escolar. A técnica visou à observação das áreas e aspectos da problemática local e contou com a participação da coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, uma estudante de pós-graduação do IFF e educadores das turmas participantes.Na Caminhada foram feitos registros fotográficos e anotações das informações obtidas por observações e diálogos estabelecidos com os participantes.Por meio da metodologia aplicada, buscou-se ultrapassar os limites de uma entrevista formal, para alcançar um maior grau de comunicação e geração de conhecimento. Nesses momentos de interação com atores da Unidade Escolar e da localidade, buscou-se sempre explicar o objetivo do trabalho, além de manter uma postura discreta, observadora, qualificada, para facilitar a livre expressão das pessoas. Também foram feitas perguntas abertas e problematizadoras , a fim de aprofundar as informações obtidas. O comportamento dos alunos caracterizou-se pela expressão oral e escrita, mostrando que há um grande abismo entre a aula teórica na sala de aula e a realidade que os cerca.As aulas de campo possibilitaram a aquisição do conhecimento concreto, por meio da representação e da interpretação da realidade ambiental de cada ecossistema, despertando possibilidades, concretizando o que antes fazia parte do imaginário e tornando-os mais críticos e participantes diante da proble