OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SUA UTILIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO

Autores

  • Rebeca Campos Motta
  • Helvio Jeronimo Júnior
  • Henrique Rego Monteiro Da Hora
  • Natanael de Araújo Silva
  • Ricardo dos Santos Barcelos

Palavras-chave:

Algoritimo, ensino, aplicativo

Resumo

Segundo Rodrigues (2002), a disciplina de algoritmos é considerada a base para o ensino de programação, e tem um dos maiores índices de reprovação estimada entre 40% e 50%. Por isso há a proposta do desenvolvimento de OA\'s a serem utilizados em um jogo educativo para o ensino de algoritmos. Uma vez que o uso de OA’s, em especial, tem sido trabalhado de forma crescente e diversificada, devido a propostas que surgem com o objetivo de contribuir para o ensino e a aprendizagem.A produção dos OA’s baseou-se em três etapas distintas: Projeto, Desenvolvimento e Distribuição. Na etapa de Projeto foi definido de forma detalhada a estrutura dos OA\'s a serem desenvolvidos, envolvendo definição de mídias e conteúdos a serem trabalhados. Já na etapa de Desenvolvimento alguns objetos do tipo hipertexto e imagens foram produzidos seguindo os requisitos que foram definidos na etapa de Projeto, estando estes prontos para serem compor a estrutura do jogo educacional para o ensino de algoritmos. E por fim, a etapa de Distribuição ainda encontra-se em desenvolvimento, onde o objetivo desta contempla a disponibilização dos OA´s em um repositório, observando o padrão SCORM.A produção foi desenvolvida em três fases. Em Projeto, foi estabelecido e definido as mídias e conteúdos, junto ao designer, junto ao coordenador do projeto foi definido o plano pedagógico, foi estabelecido como referência de metodologia de ensino a algoritmos o livro Lógica de Programação: a Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados, Forbellone, 3ª edição. Na etapa de Desenvolvimento, com base no plano pedagógico, os OA\'s foram desenvolvidos, através de programação de elementos técnicos e elaboração dos elementos gráficos. A etapa de Distribuição está em desenvolvimento, pois os OA\'s encontra-se em construção.Os OA\'s contribuem com a produção de objetos auxiliando na construção de um aplicativo educacional, que tem a finalidade de auxiliar no ensino de algoritmo. Este trabalho evidencia que os objetos de aprendizagem são instrumentos relevantes para promover um aprendizado mais significativo.

Biografia do Autor

  • Henrique Rego Monteiro Da Hora

Publicado

25-07-2011