DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS PRÁTICOS, CURSO E ACOMPANHAMENTO DE AULAS EM LABORATÓRIOS COMO PROPOSTAS PARA MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Fernanda Silva De Souza
  • Luiz Renato Maia Maciel
  • Renato Augusto Damatta

Palavras-chave:

Laboratórios, Protocolos práticos

Resumo

A ciência é essencial para o desenvolvimento do país, mas no Brasil este progresso não se reflete com rapidez no sistema educacional público deixando o ensino de ciências e biologia defasado. Pretende-se testar protocolos de aulas práticas, e manter registro de uso dos laboratórios objetivando melhora no ensino dos alunos. Para isto serão desenvolvidos métodos que tornem o ensino de ciências e biologia mais interessante, capaz de induzir melhorias na educação científica dos alunos.Protocolos experimentais de biologia celular serão selecionados e modificados se tornando acessíveis e eficientes. Professores de ciências do Colégio Estadual Benta Pereira receberão curso de capacitação para uso do laboratório didático. Uma professora da escola vai participar do estudo com uma de suas turmas do 1º ano do Ensino médio. A classe será dividida em grupo controle (receberá apenas aulas teóricas do professor) e piloto (realizará também aulas experimentais no laboratório da escola). As aulas práticas complementarão o conteúdo ministrado pela professora e ocorrerão em horário extra-classe. O aprendizado dos alunos será aferido através de questionários antes e depois das aulas.O aprendizado dos alunos será aferido através de questionários antes e depois das aulas. Espera-se que o grupo que receberá aulas práticas terá melhora no entendimento do conteúdo. Desta forma demonstra-se a importância de aulas práticas para o ensino de ciências e biologia. Outro resultado esperado será a utilização dos laboratórios com eficiência tanto pelos professores quanto pelos alunos.Este projeto tem caráter científico e social, buscando incentivar o uso de laboratórios e aproximar a escola estadual da UENF, mostrando que o ensino teórico é muito mais eficiente e interessante se estiver acompanhado da prática experimental.ERJ.