DESENVOLVIMENTO DO MODELO COGNITIVO PARA UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcelo Oliveira Melo
  • Annabell Del Real Tamariz

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ferramenta de Auxílio ao Professor

Resumo

Vivemos numa época em que o conhecimento se faz necessário em todos os aspectos do nosso cotidiano. Um dos principais problemas é como obter esse conhecimento visto que existe uma gama de fatores que exercem influencia retardando tal processo. Neste contexto, o objetivo principal do projeto consiste no desenvolvimento de um modelo cognitivo, objetivando incentivar ao aluno a persistir nas atividades propostas pelo ambiente nos momentos em que ele sentir-se desmotivado, de forma que a taxa de desA proposta do projeto trata da metodologia para determinar o melhor método de ensino-aprendizagem a ser usado com o aluno, levando em consideração o conhecimento que o mesmo apresenta durante a utilização do ambiente. A proposta inicial para cumprir os objetivos foi definir pré-requisitos e posteriormente apresentar o que deve ser aprendido ao utilizar o ambiente. Os pré-requisitos são comprovados aplicando vários testes ao aluno.No próximo passo será feita a primeira implementação do programa, que consistirá em um teste que verificará se o aluno que pretende utilizar o Ambiente está capacitado ou não para aprender Programação Orientada a Objeto(POO). O teste consiste em descobrir se o aluno conhece ou não algoritmo e serão feitas 4 perguntas que poderão ser de três tipos. Será também estipulado um tempo ideal para resposta de cada pergunta e no final dos quatro testes será feito um somatório dos pontos e dependo da pontuação poderá ser ensinado POO de maneira rápida, com paciência ou caso o aluno seja reprovado não poderá estudar as lições do ambiente virtualEspera-se que no final do projeto esteja pronto todo o modelo cognitivo que consiste em armazenar e analisar o que o aluno sabe e o que ele deve aprender durante as lições expostas pelo ambiente virtual utilizando técnicas de Inteligência Artificial.

Publicado

03-04-2012