JOGOS FISICAMENTE INTERATIVOS POR COMPUTADOR

Autores

  • Élisson Michael Fernandes Meirelles Araújo UENF
  • Luis Rivera UENF

Palavras-chave:

Jogos, Interação, Imersão,

Resumo

Jogos fisicamente interativos são jogos que são controlados por movimentos corporais, permitindo assim que o jogador interaja com o jogo através de movimentos físicos, (parte do corpo, braços, cabeça, etc.). Os jogos conterão mini-jogos e não irão requerer a resolução de esquemas complexos algum.Uma câmera irá capturar os movimentos do usuário e aplicá-los a um objeto ou personagem virtual de modo a criar imersão do jogador. Para isso será necessário modelarmos o cenário virtual e objeto ou personagem (avatar) controlado pelo jogador. O avatar vai adotar movimentos que o jogador vai gerar movendo parte do seu corpo que será capturado por uma câmera e processada, usando técnicas de visão computacional, para a interpretação correta dos movimentos do jogador e gerar os movimentos respectivos do avatar.Para o desenvolvimento do jogo adotou-se os software Blender para modelagem, animação e renderização das cenas e personagens tridimensionais e da linguagem de alto nível Python que usa a biblioteca de manipulação de imagens OpenCV, capturadas de uma webcam comum. Atualmente o projeto do jogo funciona em duas grandes partes, a primeira é o programa em python que funciona separadamente detectando, por exemplo, o rosto do usuário através da webcam em cada frame para saber se ocorreu variação, e escreve isso em um arquivo para que então o blender com seu motor de jogo possa estar lendo desse arquivo as informações e aplicando-as ao respectivo avatar.Encontra-se em desenvolvimento as possíveis aplicações em diferentes tipos de jogos desse recurso, bem como otimização do código de captura e solução para movimentos não previstos na modelagem dos jogos.

Publicado

01-03-2013