DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA CELULARES

Autores

  • Alex Botelho Mamari
  • Ricardo José dos Santos Barcelos
  • Silvia Cristina Freitas Batista

Palavras-chave:

Celulares, M-learning, Aprendizagem

Resumo

Os dispositivos móveis têm contribuído para a ampliação e rapidez no acesso à informação e podem colaborar para o processo educativo. Mobile Learning (m-learning)é o campo de pesquisa que investiga o uso desses dispositivos para fins educacionais. Embora diversos estudos já tenham sido promovidos, esta ainda é uma área imatura (TRAXLER, 2009) e, assim, pesquisas são fundamentais. Nesse contexto se insere o presente trabalho, que tem por objetivo desenvolver recursos pedagógicos para celulares. Para alcance do objetivo proposto, foram promovidas diversas ações. Inicialmente, foram realizadas pesquisas sobre o uso pedagógico de celulares e sobre ambientes de desenvolvimento de recursos para estes dispositivos. Os ambientes pesquisados e utilizados para criação de objetos de aprendizagem foram: MyMLE, MLE-MOODLE e Mobile Study. A seguir, foi realizada uma pesquisa que visou identificar os principais navegadores para celulares disponíveis no mercado. Além disso, foi criado o site do projeto de pesquisa \"Aprendizagem com Dispositivos Móveis\" (http://www.nie.iff.edu.br/projetomlearning/), no qual estão sendo disponibilizados os recursos criados neste projeto de iniciação científica. O MyMLE foi o primeiro ambiente de desenvolvimento de recursos pedagógicos para celular a ser estudado e testado neste projeto. Com o mesmo foram desenvolvidos diversos recursos e foi possível analisar potencialidades e limitações do referido ambiente. O Mobile Study também foi estudado e testado e, assim, foi possível estabelecer comparações entre os dois ambientes. O MyMLE possui ferramentas em maior quantidade e amplitude do que o Mobile Study. O MLE MOODLE também foi utilizado no desenvolvimento de vários recursos para celular. Entende-se, no entanto, que o mesmo não pode ser comparado ao MyMLE e ao Mobile Study por se tratar de uma plataforma que utiliza conexão Internet. M-learning é, ainda, uma área recente de pesquisa. Investigações nesse campo são essenciais para analisar possibilidades pedagógicas dos dispositivos móveis. Desenvolver recursos para os celulares permitiu identificar potencialidades e limitações relacionadas ao uso pedagógico desses dispositivos.

Publicado

24-05-2013