PROTÓTIPO DE UMA EMBARCAÇÃO PARA TESTE DE POSICIONAMENTO DINÂMICO

Autores

  • Juliana Chagas Ribeiro
  • Erica dos Santos Dias
  • Vanessa Keith Lopes da Silva
  • Lais Louvain Soares de Castro
  • Cristine Nunes Ferreira

Palavras-chave:

Posicionamento Dinâmico, Protótipo

Resumo

O objetivo deste trabalho é desenvolver um protótipo de uma embarcação de teste para sistema de controle e automação de embarcações e o posicionamento dinâmico. Define-se Posicionamento Dinâmico (DP) como um sistema que controla automaticamente a posição e aproamento de uma embarcação por meio de propulsão ativa. O protótipo consiste em uma embarcação modelo em dimensões proporcionais ao corpo liquido disponivel para o teste usando as tecnicas do nautimodelismo. No protótipo da embarcação foi utilizado madeira com formato fluidodinâmico com dimensões de 80cm de comprimento que suporte 4 propulsores que consistem em um motor DC acoplado a uma hélice um duto de PVC e uma bateria, 1 transmissor e 4 receptores, e um fluxgate. Os propulsores tem que ter potencia tal para que equilibre o protótipo levando em conta os distúrbios e viscosidades do meio. Neste trabalho elaboramos o projeto do protótipo usando bibliografia especializada de forma que o conjunto de componentes fique proporcional ao tamanho da embarcação para que a mesma flutue livremente. A embarcação será construída por profissional especializado levando em conta todos os parâmetros. O mais importante no protótipo é que a embarcação consiga manter a sua estabilidade de modo que o sistema de controle possa não perder o passo. Para isso é necessário o teste da velocidade de corte para que o sistema seja eficiente. Nesta primeira tomada estudou-se a física envolvida, simulou-se quais os fenômenos naturais que vão interferir na embarcação objetivando estudá-los de forma isolada. Um dos fenômenos naturais que pode ser estudado é a ação dos ventos, para isso foi levado em consideração a física envolvida. Um outro fenômeno seria que em meios líquidos temos a presença do empuxo. O movimento da embarcação esta intimamente relacionado a ação destes dois fenômenos. As expectativas para esse projeto e que ele consiga manter a estabilidade suficiente para que o protótipo seja utilizado com os dispositivos para efetuar o controle e automação. Apesar do protótipo ainda não ter sido concluído, o estudo do comportamento tem que ser feito.

Publicado

06-06-2013