CARACTERIZANDO OS SABERES DOS LICENCIANDOS DO ESPAÇO GEO-SOCIAL EM ESTUDO SOBRE BULLYING: A IMPORTÂNCIA DESSE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
bullying, violência, professorResumo
Bullying é caracterizado como sendo uma perseguição resultante da assimetria de forças no ambiente escolar. Considerando a gravidade do impacto deste na vida de crianças e adolescentes, a relevância do presente estudo se impõe ao caracterizar o conhecimento sobre bullying dos licenciandos. A perspectiva desse objetivo é subsidiar uma releitura curricular dos cursos de Licenciaturas, com o propósito de auxiliar nas ações dos professores em sala, quando deparados com a problemática. O presente trabalho estabelece como espaço geo-social do estudo o IFF campus Campos-Centro, mais especificamente o Curso Superior de Ciências da Natureza - Licenciaturas em Física, Química e Biologia. A pesquisa foi realizada com alunos dos 7º e 8º períodos desses cursos, visando alcançar o objetivo, que é identificação e caracterização dos saberes dos licenciandos a respeito do fenômeno bullying. Para isso, foi elaborado um questionário pré-testado e aplicado nas turmas dos licenciandos dos cursos em estudo. Os licenciandos do espaço geo-social em estudo apresentam uma bagagem mínima de conhecimento sobre o fenômeno bullying, mas o nível desse conhecimento não propicia uma atuação efetiva enquanto professor da instituição de ensino onde já atua ou atuará. Os dados obtidos mostraram que durante o curso de formação de professores não houve abordagem em nenhuma disciplina do fenômeno, e o conhecimento sobre o mesmo foi adquirido a partir de informações expostas principalmente pela mídia. Dessa forma, há uma necessidade de aprimoramento teórico sobre a problemática por parte dos licenciandos. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se afirmar que os futuros professores precisam se preparar de forma mais eficaz em sua formação para enfrentar essa violência que assola a escola ou saber identificar tais situações que configuram o bullying.Publicado
12-06-2013
Edição
Seção
Resumos IFF