INDICADORES DE DESEMPENHO E QUESTIONÁRIO AVALIATIVO PARA PROEJA

Autores

  • Paulo Sergio Pereira dos Santos
  • Marcos da Cruz Moreira
  • Soraya Zeraik
  • Fernanda Huguenin

Palavras-chave:

EJA, Indicadores

Resumo

Este projeto tem por objetivo estabelecer um indicador de desempenho para os cursos no contexto do IFF, e através de técnicas estatísticas de análise multivariada, identificar os fatores que influenciam o desempenho dos alunos nesta modalidade. Como principal ferramenta de levantamento de dados propõe-se a elaboração de questionário a ser aplicado a envolvidos nos cursos em questão. No desenvolvimento do trabalho, realizaram-se entrevistas exploratórias com alunos formandos no campus Macaé, nas turmas 2010, nas modalidades de Caldeiraria (FIC) e Hotelaria (Curso Técnico). A escolha dos alunos concluintes justifica-se pelo fato de estes terem cursado a modalidade até a conclusão, saindo desta forma do problema da evasão, muito presente nesta modalidade de ensino. O objetivo das entrevistas foi identificar as questões que deveriam constar dos questionários de avaliação a serem apresentados a um público maior de alunos a partir do ano letivo de 2011. As questões propostas neste questionário são apresentadas a seguir. O questionário elaborado foi composto pelas seguintes perguntas: i) Escolaridade antes de ingressar no EJA; ii) Estado Civil; iii) Número de Dependentes, idade destes e situação de escolaridade; iv) situação de escolaridade com companheiro; v) com que idade se alfabetizou e quando parou de estudar; vi) motivação para voltar a estudar; vii) situação atual em relação a emprego; viii) participação em programas de transferência de renda; ix) tipo de apoio que auxiliou na conclusão do curso; x) significado que o entrevistado atribui a ser bem sucedido, xi) comentários sobre os colegas e servidores da instituição envolvidos com o curso. As entrevistas preliminares serviram para produzir um questionário mais afinado com os valores e questões específicas do público objeto da pesquisa, a ser aplicado este ano, em conjunto com a coordenação do curso.

Publicado

18-06-2013