AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICOS DE ÁGUAS DESTINADAS AO CONSUMO HUMANO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DE BARCELOS

Autores

  • Diego Rangel Cardoso Silva
  • Geizila Aparecida Pires Abib

Palavras-chave:

Monitoramento da água de qualidade, Parâmetros físico-químicos da água potável, Educação química e ambiental

Resumo

Coordenadora do projeto: Ana Paula LamounierA água é o bem primordial dos seres vivos que habitam o planeta. Sem ela a sobrevivência dos mesmos estaria em risco assim como todo equilíbrio da natureza. Sua importância faz com que ela seja uma preocupação mundial diante das ameaças da poluição, do uso insustentável, das mudanças climáticas e no uso do solo e do risco de escassez. Consciente da importância desse tema para a sociedade, este projeto visa avaliar tais parâmetros de qualidade das águas que abastecem as escolas de Barcelos, distrito de São João da Barra – RJ. Durante o período de novembro de 2008 a abril 2009 foram realizadas coletas de amostras de água potável, semanalmente, do Colégio Estadual Raimundo Magalhães, localizado em Barcelos – distrito de São João da Barra, sendo os pontos de amostragem o bebedouro, pia e tanque da cozinha e banheiros dos alunos e professores. Os ensaios foram realizados de acordo com métodos padrões estipulados internacionalmente e os resultados, avaliados de acordo com padrões estipulados pela portaria vigente, Nº 518 do Ministério da Saúde (MS) de Março de 2004. Essa portaria estabelece os procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. Os resultados obtidos nos ensaios foram registrados e comparados com os valores máximos permitidos – VMP, reportados na Portaria. Todos os resultados apresentaram-se dentro dos padrões estipulados pela norma vigente, indicando a boa qualidade da água de consumo da escola atendida pelo projeto. Estes foram obtidos estatisticamente. Cada ponto de amostragem foi analisado durante quatro semanas. Em cada semana foram analisados de três a quatro pontos de amostragem. Os pontos restantes foram analisados na semana seguinte. Logo, houve uma intercalação semanal dos pontos, totalizando em oito semanas de coleta e análises. O trabalho realizado apresenta grande importância para a comunidade escolar, pois fornece informações sobre a qualidade da água que é utilizada na escola (cozinha, banheiros e bebedouro), sobre os riscos e doenças de veiculação hídrica. Os resultados obtidos nos ensaios foram relatados para a comunidade da instituição de ensino.