A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ): UM MAPEAMENTO SOBRE O ENSINO DE ARTE

Autores

  • Ana Carolina de Sousa Vaz

Palavras-chave:

Arte, formação docente, práticas pedagógicas

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que intenta investigar como vem se realizando a formação inicial e continuada dos professores que atuam na disciplina Arte, em vinte escolas estaduais, coletando dados a respeito das práticas pedagógicas cotidianas desenvolvidas, além de verificar se as atuais práticas em Arte correspondem aos dispositivos legais estabelecidos.Utilizaremos uma metodologia qualitativa exploratória, com questionários e entrevistas semi-estruturadas e, em seguida, faremos um confronto das práticas desenvolvidas com os fundamentos teóricos defendidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, o PDE e as atuais referências teóricas sobre o tema.Refletir sobre formação docente nos convida a pensar o compromisso e a função da universidade no favorecimento de ações com as escolas públicas buscando sintonizar estudos sobre formação e as especificidades das políticas para a formação continuada, sem perder de vista os saberes produzidos pelos educadores em suas práticas cotidianas. Tais questões contribuem para questionamentos sobre os limites e as possibilidades da formação continuada, oferecidas para os professores de Arte da rede pública municipal. Entendemos que para mudar a realidade deveremos considerar que a ação educativa e a formação de professores deverão ser construídas a partir da análise do real.Como conclusão, pretendemos estender as reflexões e os debates em um Encontro Pedagógico com as escolas envolvidas. Para tanto, como suporte teórico dialogaremos com os PCNs de Arte, o PDE, Peixoto (2008), Read (2001), além de autores que sustentam discussões sobre a formação do professor.