INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DESEMPENHO EMPRESARIAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE CERÂMICA VERMELHA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ.

Autores

  • ADRIANO FONSECA DA ROCHA
  • MANUEL ANTONIO MOLINA PALMA

Palavras-chave:

Inovação, Competitividade, Cerâmica

Resumo

Atualmente a necessidade de vantagens competitivas para a obtenção e manutenção de um desempenho empresarial elevado é uma realidade irreversível. A presente pesquisa objetivou esboçar um panorama atual da inter-relação entre as principais variáveis de desempenho e a capacidade de inovar das empresas que trabalham no setor de cerâmica vermelha no município de Campos; além de identificar o impacto, para a indústria cerâmica, advindo das variáveis de desempenho identificadas como mais relevantes.Foi realizado um estudo de casos múltiplos, caracterizado como qualitativo de caráter exploratório e descritivo. Analisou-se 5 empresas campistas com características diferenciadas. Elaborou-se um roteiro de entrevista semi-estruturado para ser utilizado com profissionais das empresas ceramistas da região que tenham familiaridade com o negócio. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada na apreciação dos dados obtidos. De posse dos dados obtidos inicialmente foi feita uma pesquisa survey a fim de ratificar e detalhar os dados iniciais, além de verificar as relações entre dois ou mais conceitos. Foram estudadas 15 empresas onde foi aplicado o questionário com informantes do nível gerencial.Quanto à estrutura do setor, as organizações se mostraram semelhantes, todavia, não há uma interação considerável entre as empresas. Estas, não possuem fontes específicas de idéias, sendo a mão-de-obra o principal limitante de inovações. A relação oferta/demanda no setor se mostrou sazonal. Quanto aos domínios da inovação: com relação ao produto as empresas se mostraram altamente tradicionalistas, com raríssimas mudanças; sobre o processo, os respondentes afirmaram introduzir modificações regularmente, entretanto, são alterações sutis, nenhuma mudança de maior impacto foi encontrada; no âmbito da organização, as empresas não demonstraram inovar na gestão ou nas suas estratégias e metas.A capacidade de inovar mostrou-se baixa nas empresas do setor de cerâmica vermelha de Campos dos Goytacazes. Essa deficiência provém de fatores como: falta de visão inovadora; mão-de-obra desqualificada; baixa cooperação interorganizacional; falta de incentivos e programas que favoreçam a inovação.

Publicado

28-03-2012