PROPOSTA DE KIT EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Ensino de ciências, experimentos, termologia, lentes, óptica, reações químicasResumo
O ensino de ciências tem sido debatido por vários pesquisadores e professores da área,que consideram a importância de se pensar em novas metodologias e de se trabalharexperimentalmente. Desta forma, o presente trabalho, propõe a elaboração de quatro experimentos,Termoscópio de Galileu, Câmara Escura de Orifício, Lente Maluca e Indicador de Ácido-Base –pH, a partir das dificuldades apresentadas pelos professores de ciências do 6º ao 9º ano do EnsinoFundamental da rede municipal de Campos dos Goytacazes/RJ e através de uma metodologia deensino. Estes experimentos elaborados fazem parte do kit seguindo três princípios: materiais debaixo custo, funcionalidade e adequação em sala de aula. Além disso, o roteiro faz parte do kit,tendo sido organizado através dos seguintes suportes metodológicos: problematização,aplicabilidade e contextualização que auxiliarão os professores nas aulas de ciências no ambiente deaprendizagem escolar, fazendo com que os alunos consigam interligar os conceitos com a atividadeexperimental, tornando-os significativos, rompendo com o paradigma da dicotomia teoria e prática.Downloads
Edição
Seção
Artigo UENF