EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Ciências, Deficiência visual, Inclusão, Matemática, ProfessorResumo
Nos últimos dez anos houve um aumento crescente das matrículas de alunos comnecessidades educacionais especiais no Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaFluminense (IFF), em todos os níveis de ensino. Este trabalho relata as atividades desenvolvidas naPesquisa em Educação Inclusiva com Ênfase em Ciências da Natureza e Matemática: Elaboraçãode Material Didático Especializado e Formação Continuada de Professores, relacionadas acapacitação de professores para o atendimento a alunos com deficiência visual, incluídos no ensinomédio regular. O objetivo foi proporcionar a divulgação de procedimentos que possam beneficiar aprática docente, no processo de ensino-aprendizagem destes alunos, em sala de aula. Foramconfeccionados materiais didáticos especializados para deficiência visual, de conteúdos das áreas deCiências da Natureza e Matemática, do Ensino Médio. Elaborou-se um informativo com osmateriais especializados disponíveis na Instituição que foi entregue aos professores em umminicurso. No minicurso foram abordadas as metodologias desenvolvidas na pesquisa e o trabalhode apoio realizado pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais(NAPNEE) do IFF campus Campos-Centro.Downloads
Edição
Seção
Resumos expandidos