A EXPLORAÇÃO TÁTIL NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Gleydiane de Barros Ferraz
  • C C.S. Oliveira
  • S. B. Santos
  • C. L. V. R. Azevedo
  • B. B. Vasconcellos

Palavras-chave:

Matemática, Deficiência Visual, Material Didático

Resumo

Os materiais didáticos especializados são importantes instrumentos para acessibizar os conteúdos para alunos com deficiência visual, principalmente na área de Matemática. As atividades desenvolvidas na Pesquisa em Educação Inclusiva com Ênfase em Ciências da Natureza e Matemática: Elaboração de Material Didático Especializado e Formação Continuada de Professores referentes ao ensino da Matemática têm como objetivo favorecer a inclusão de alunos com deficiência visual. Os materiais didáticos especializados na área de Matemática foram: matrizes e material concreto. As matrizes foram referentes ao conteúdo de Trigonometria, destacando os seguintes tópicos: conceitos trigonométricos básicos, estudo de seno, cosseno e tangente na circunferência trigonométrica e as funções trigonométricas. Na elaboração das matrizes, utilizou-se: papel 40 kg, linhas enceradas de diversas espessuras e película de PVC. O material concreto foi um Ciclo Trigonométrico, elaborado em MDF e com marcações espaçadas por pinos. Desta forma, realizou-se a aplicação desses materiais com 2 alunos cegos, com o objetivo de favorecer o processo de ensino e aprendizagem desse alunos. A variedade, a adequação e a qualidade de recursos para alunos com deficiência visual permitem a comunicação, o acesso ao conhecimento e à aprendizagem significativa (ARAÚJO; MARSZAUKOWSKI, 2009). A utilização das matrizes permitiu que os alunos com deficiência visual acompanhassem as mesmas atividades que os videntes na sala de aula e na utilização da Circunferência Trigonométrica de MDF, foi possível que os mesmos marcassem as extremidades dos arcos, simetrias e entre outros, possibilitando a resolução das atividades com autonomia. Desta forma, de acordo com Ferronato (2002), a utilização do material concreto facilita o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados obtidos na pesquisa referentes à utilização dos materiais didáticos especializados de Matemática, mostraram a contribuição destes para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual, colaborando para acessibilizar os conteúdos de Matemática.

Publicado

13-06-2013